sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Outubro 2012 Primeiro Encontro com Coroinhas


Outubro de 2012

Olá. Lembramos que estes dois encontros aqui propostos devem começar com a Oração Inicial. Bom encontro!

Primeiro Encontro

O gênio e as rosas
Todos conhecemos muitas histórias e piadas de gênios da lâmpada. Essa é uma parábola interessante sobre um gênio extravagante. Em uma casa, encontravam-se três amigos. Eles eram muito diferentes um do outro, com personalidades fortes, mas gostavam de estar juntos, talvez porque se complementassem. Um era muito generoso, o outro era muito ingrato e o último era um conformado.
Quando viram o gênio, todos ficaram animados. Lembravam-se das histórias de criança, nas quais o gênio sempre realizava três desejos. Imediatamente um deles perguntou: - Gênio, o que você nos traz?
- Rosas! - disse o gênio.
Abriu os braços e apareceram três belos buquês de rosas. Entregou um para cada homem e logo desapareceu. Os amigos olhavam, um para o outro, desapontados. Não compreenderam o presente. Não demorou para cada um tomar o seu rumo e deixar a casa.
O ingrato foi o primeiro a sair, maldizendo sua falta de sorte. A primeira vez que encontra um gênio e a única coisa que ganha é um buquê de rosas estúpidas. Jogou o buquê Ali mesmo no caminho.
O conformado, embora despontado com o presente, resolveu levar as flores para casa e as pôs num jarro.
O generoso, dono da casa, ficou feliz por ter encontrado um gênio e mais ainda por ter ganhado um presente. Saiu pela vizinhança distribuindo as rosas. Estava tão contente com a possibilidade de partilhar seu presente com os outros que nem percebeu que as rosas não terminavam. Quanto mais distribuía, mais rosas apareciam em seus braços. Depois de algumas horas, voltou para casa, com um buquê muito mais e belo e perfumado do que o original.
No dia seguinte, os amigos se reuniram e comentavam o que havia acontecido no dia anterior. Novamente o gênio aparece.
- O que deseja? - perguntou um dos amigos.
- Eu desejo que as rosas de vocês se transformem em ouro! - respondeu o gênio.
O homem generoso olhou para trás e viu a sua casa cheia de ouro. Sobre a mesa, sobre o armário, no quarto... Por todo lugar havia ouro.
O conformado, ao regressar para a sua casa, encontrou sobre a mesa um vaso cheio de ouro.
O ingrato até tentou voltar ao local onde havia jogado as rosas, mas ali não havia mais nada, alguém já tinha recolhido as rosas que se transformaram em ouro e ele ficou sem nada.

Para refletir
As rosas da parábola podem simbolizar várias coisas em nossa vida. São a amizade, o amor, a generosidade, as virtudes etc. Quando se trata desses belos gestos e sentimentos, quanto mais damos, mais recebemos em troca. O ingrato, que não valoriza seus amigos, sua família, seus dons, nunca vai desenvolvê-los. Vai acabar sem nada, solitário. O conformado, que não procura desenvolver seus dons, que não se preocupa em crescer, terá retribuição, mas sempre em pouca medida. Ficará nas relações superficiais, nas amizades formais. O generoso, no entanto, que não tem medo de entregar-se nas relações, que não tem medo de arriscar-se no aprimoramento de seus dons, que procura uma vida virtuosa, receberá tudo em dobro. Pense nisso e mude sua atitude.

Para discutir em grupos
Com qual dos três homens da parábola você mais se identifica? Por quê? Qual a importância que você dá para suas amizades, sua família, suas virtudes? Procura desenvolvê-las? Até que ponto você consegue se entregar no relacionamento e na ajuda ao próximo? Como você pode crescer nesse caminho?

Temas para serem trabalhados
Amizade, amor, doação, família, crescimento, partilha, generosidade, ingratidão, retribuição, relacionamentos, virtudes, aprendizagem.

Textos bíblicos que se referem ao tema
II Cor 8, 1-7 // Fl 2, 4-5 // Cl 3, 12-13 // 1Jo 4, 7-11 // At 20, 35

Aprofundando o Tema
Conformado, Ingrato e Generoso: Em qual destas três personalidades você se encaixa? E qual destas três personalidades seria o ideal para se viver? Diante desta história e dos atos que a ela se seguem devemos parar um pouco e olhar ao redor da nossa vida para percebermos como reagimos diante das coisas que se nos apresentam. Vamos falar a verdade: tem momentos em nossa vida que não conseguimos agir com generosidade e somos ingratos diante da situação. Sabe aquele dia que chove? Ao invés de agradecer a Deus pela chuva, reclamamos e pedimos para que pare de chover... quando não chove pedimos a chuva... se está frio pedimos calor... se está calor pedimos frio... ou seja, ainda falta muita generosidade e gratidão diante das coisas que acontecem conosco... saibamos reconhecer em tudo uma oportunidade de crescer e viver mais. Saibamos ser gratos por todas as coisas que acontecem conosco, pois, de tudo é possível tirar lições para a vida. Sejamos generosos também com os outros. Nem sempre vamos concordar com tudo, nem sempre vamos gostar de tudo, porém, o que não pode acontecer é tratarmos mal as pessoas ou com má educação... saibamos olhar pra Cristo e seguirmos seu exemplo.

Na Liturgia...
Será que na celebração da liturgia é possível encontrar momentos para vivermos a generosidade, o amor e a amizade? Vejamos: ao exercermos nosso ofício de coroinhas e acólitos já estamos vivendo esses três pontos. 1- vivemos o amor que faz com que cada um de nós se coloque a serviço da comunidade; 2- vivemos a amizade porque quanto mais estamos perto de Jesus mais estamos vivendo com ele uma amizade. Jesus quer ser nosso amigo, e quer que estejamos perto dele. Quando servimos o altar estamos bem perto de Jesus e vivemos nossa amizade com ele; 3- vivemos a generosidade na medida em que servimos com alegria. Ser generoso é servir, é confiar, é ter alegria. Também diante das pessoas: 1- seremos amigos daqueles que vêm participar da liturgia quando estivermos próximos a eles ajudando no que for preciso; 2- seremos amorosos com eles quando pudermos levar a palavra de Deus e a Eucaristia através dos nossos gestos de acolhida e alegria; 4- seremos generosos sempre que olharmos para todos como verdadeiros irmãos... ou seja... vimos que na liturgia é possível viver muito o amor, a amizade e a generosidade... sabemos que a missa deve ser continuada durante toda semana onde quer que vamos. Sendo assim, seja em casa, na escola, na rua e em todos os lugares que você vá nunca esqueça de ser verdadeiro amigo de todos, sendo generoso com todos e, enfim, vivendo o amor que Jesus pede a cada um de nós... não esqueça que a Igreja Católica é nossa grande família Cristã.

Segue a Oração Final !

Outubro 2012 Segundo Encontro Coroinhas


Outubro de 2012

Olá. Lembramos que estes dois encontros aqui propostos devem começar com a Oração Inicial. Bom encontro!

Segundo Encontro
O teste do rei
Conta uma antiga lenda que um pequeno país da Europa era governado por um rei já bastante idoso que nunca teve filhos. O rei passou a vida tentando conseguir um herdeiro, mas nada. Chegou ao fim da vida preocupado com o futuro do reino. Não queria que os seus súditos ficassem sem um líder, nem que alguém sem escrúpulos tomasse o poder após a sua morte, fazendo o povo sofrer.
Certo dia, o rei tomou uma decisão radical. Mandou os seus mensageiros a todas as cidades do reino para transmitir o aviso. Era uma convocatória que chamava todos os jovens qualificados para comparecer ao castelo para uma entrevista com o rei. A entrevista serviria para selecionar o sucessor para o trono.
A única exigência era que os candidatos apresentassem duas qualidades: amar a Deus e amar todos os seres humanos de todas as classes e raças.
Um jovem recebeu o aviso e refletiu sobre a exigência. Constatou que amava a Deus e também amava os seus vizinhos, mas ficou triste, pois era muito pobre e não tinha roupas adequadas para ir ao encontro do rei. Também não tinha dinheiro suficiente para a viagem e para passar tantos dias fora de casa. Começou a pedir ajuda aos amigos, aos vizinhos, a todas as pessoas da sua vila, até que conseguiu o bastante para comprar as roupas e empreender a viagem.
Após preparar todo o necessário, partiu em direção ao castelo do rei, pensando em suas boas possibilidades de ser o novo rei. Quando se aproximava do castelo, porém, o jovem encontrou um mendigo à beira do caminho. O homem estava sentado, com fome e com frio, pois vestia apenas alguns farrapos. Ao ver o jovem, o pobre estendeu a mão e pediu ajuda, dizendo:
- Tenho fome e frio. Por favor, ajude-me...
O jovem ficou comovido pelo pedido do mendigo e de imediato tirou a sua roupa nova e vestiu o pobre homem. Pegou também o pedaço de pão que trazia consigo e ofereceu ao homem.
Depois de ver o mendigo comer e sentir-se melhor, o jovem pensou se iria ou não seguir viagem, pois já não tinha roupas dignas. Mesmo assim continuou; afinal, já estava tão perto. Chegou ao castelo vestindo suas roupas velhas, e por isso quase não foi recebido. Insistiu até que o deixaram entrar.
O jovem se curvou diante do rei e, ao levantar os olhos, ficou confuso.
- Perdão, majestade, mas tive a impressão de que havíamos nos encontrado antes - disse o jovem.
- Sim, já nos conhecemos – respondeu o rei.
- Mas isso é impossível, esta é a primeira vez que venho ao castelo.
- Acabamos de nos encontrar na estrada. Eu era o mendigo que tu ajudaste.
- O senhor era o mendigo? Sabia que o seu rosto era familiar... Mas por que pediu-me ajuda no caminho, sendo tão rico?
- Por que eu tinha que descobrir se tu realmente tens amor a Deus e aos seus semelhantes. Se eu me apresentasse como rei, certamente tu irias me ajudar. Mas eu nunca saberia se a sua ação seria sincera ou não, nunca saberia o que de fato está no seu coração. Mas como ajudaste um pobre miserável, eu tenho a certeza que trazes o amor dentro do teu coração e és digno de ser meu sucessor.
  
Para refletir
A Parábola traz vários ensinamentos interessantes. Primeiramente, que o verdadeiro amor não olha a quem se dirige. Não tem preconceitos, não tem reservas, não olha a aparência. O amor verdadeiro quer fazer o bem e ver a outra pessoa realizada. Outro ensinamento é que quando amamos verdadeiramente, a outra pessoa se torna mais importante do que nós mesmos. Somos capazes de realizar qualquer coisa por ela. Somos capazes de dar o que temos de melhor para vê-la feliz. O teste do rei é perspicaz, porque extrai do jovem o que ele tem de mais profundo e sincero. A ação do jovem não visa recompensa, nem reconhecimento. É gratuita, genuína, pura. Com esse teste, o rei conseguiu ver o jovem como ele de fato é, generoso e humilde, e qual é o tamanho do seu amor.

Para discutir em grupos
Como é o meu amor? Amo verdadeiramente a Deus e o próximo? E a minha família? Como demonstro esse amor? sou sincero e espontâneo em meus sentimentos e ações, ou busco obter benefícios e recompensas? Como posso melhorar para ser cada vez mais amoroso e caridoso?

Temas para serem trabalhados
Tipos de amor, caridade, generosidade, gratuidade, sinceridade, manifestação do amor, amar sinceramente, amar intensamente, relacionamentos, superar as dificuldades.

Textos bíblicos que se referem ao tema
Lc 10, 30-37 // At 3, 1-9 // At 4, 32-35 // Mt 10, 40-42 // Lc 3, 10-11 // 1Jo 3, 16-18 // 1Jo 4, 7-12 // 2Jo 1, 6 // 1Cor 14, 1

Aprofundando o Tema
Mais uma vez vamos refletir sobre amor. E isso deve ser bem refletido porque a nossa vida toda deve ser de amor. Acabamos de ler na bíblia, nestes versículos que foram propostos que: “amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. A primeira coisa que o grupo de coroinhas e acólitos deve viver em tudo é o amor. Na verdade todo católico, todo cristão, ou melhor ainda, toda pessoa humana deve viver o amor. Se hoje existe o mal no mundo, é porque as pessoas ainda não descobriram a beleza do amor; se hoje existe roubo, mentira, enganação, falta de perdão e tantas outras coisas negativas, é porque o povo ainda não descobrir o amor. Portanto meu querido coroinha e acólito, AME e faça com que esse amor frutifique em AJUDA para quem precisa. Não despreze ninguém, não julgue ninguém, não queira ser maior do que ninguém, seja humilde e sirva com alegria.

Na Liturgia...
A própria liturgia é para nós o grande gesto de amor de Deus para conosco. Diz a Sagrada Escritura que: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. Cada liturgia é momento de vivermos esta realidade: Jesus Cristo nos amando e dando a vida por nós. Seja você também um discípulo de Jesus Cristo pra amar o mundo e todas as pessoas. O grande gesto de amor da Liturgia é a Eucaristia. Que cada vez que você comungar você renove o amor de Deus em sua vida. Rezar junto, cantar junto, escutar junto, vivermos todos unidos na celebração é um grande gesto de amor. Ame sem cessar.

Segue a Oração Final !

Oração Inicial para Encontro com Coroinhas




Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
              Amém.

Com: Sejam todos bem-vindos ao nosso encontro. Estamos felizes pela sua presença. Vamos juntos fazer a oração de oferecimento do nosso dia e do nosso encontro.

Todos: Senhor, eu vos ofereço o meu dia e este nosso encontro. Que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade. Que eu faça tudo para a sua glória e a paz das pessoas. Que a vossa graça, benção, luz e presença, permaneçam sempre comigo e com todos aqueles que eu amo. Amém

Com: Rezemos a Oração de São Tarcísio, nosso padroeiro, pedindo as graças e luzes em nossa vida e missão.

Coord: São Tarcísio, nosso padroeiro!
Todos: Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus.
Coord: Ensinai-nos a servir a Cristo e ao próximo
Todos: Com firmeza, alegria, fé e dedicação.
Coord: Pede por nós, ó São Tarcísio!
Todos: Concede-nos saúde, vontade de viver e
coragem de perseverar.
Coord. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos.
Todos: São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um gran- de amor a Cristo na Eucaristia.
Coord: Fortalece nossa união
Todos: E inspira nossos serviços à comunidade
Amém

(Sentados, podem rezar o Salmo correspondente à liturgia do final de semana. Pode-se usar os folhetos da Missa ou Culto para isso. Depois de rezar o Salmo faz-se um momento de silêncio...)

Coord: Neste momento nós queremos colocar nossas intenções. Vamos lembrar das pessoas que precisam das nossas orações. Vamos também rezar pelas nossas necessidades, de nossas famílias e de nossa comunidade. Podemos colocar nossas intenções em voz alta. (espera que todos falem e depois segue...)
Nestas intenções rezemos juntos:

Todos: Pai-Nosso // Ave-Maria // Santo Anjo

Com: Rezemos juntos a Oração do Coroinha e Acólito.

Todos: Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de (coroinha / acólito), dá-me coragem para atender o seu chamado. Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor. Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação. Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar. Santo Anjo da Guarda, protege-me. São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos, rogai por nós. Amém.

Coord: E que as luzes do Espírito Santo estejam sempre conosco. Por isso rezemos:

Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
OREMOS:  Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!

Coord: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Todos: Como era no princípio, agora e sempre
Amém

Oração Final para Encontro com Coroinhas




Coord: Ao concluirmos o nosso encontro vamos nos consagrar ao Divino Coração de Jesus por meio de Maria Nossa Mãe.

Todos: Divino Coração de Jesus, eu vos ofereço, por meio de Maria, todas as ações, alegrias e sofrimentos deste dia, em reparação dos meus pecados e pela salvação de todos. Que a graça de Deus me acompanhe hoje e sempre. Amém.

Coord: Queremos também rezar a São Domingos Sávio, que também é protetor dos coroinhas e acólitos
Coord: Suplico-vos glorioso São Domingos Sávio, pela vossa admirável pureza.
Todos: Que me dê o desejo de vos imitar nessas angélicas virtudes, vencendo em todas as ocasiões, de modo que eu as conserve inviolada até me unir convosco na celeste bem-aventurança prometida aos inocentes e puros de coração. Amém.

Ave-Maria...

Coord: Ó Maria concebida sem pecado
Todos: Rogai por nós que recorremos a vós
Coord: Jesus, manso e humilde de coração
Todos: Fazei o nosso coração semelhante ao vosso
Coord: Pela Sua dolorosa paixão
Todos: Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro
Coord: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal
Todos: Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro

Todos: Pelo sinal da santa + cruz, livrai-nos Deus Nosso + Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai, do filho, e do Espírito Santo. Amém