sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comentários, preces e mensagem para o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações



Comentários, preces e mensagem!
Pelo 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
21 de abril de 2013 – IV Domingo da Páscoa
“As vocações sinal da esperança fundada na Fé”


* Ambiente: A Equipe da Pastoral Vocacional em conformidade com a Equipe da Pastoral da Liturgia pode preparar o ambiente celebrativo com imagens e símbolos que representem as diversas vocações! Além disso pode-se colocar o Terço e a Bíblia, significando a oração do povo e o chamado que Deus, na História da Salvação, faz aos seus filhos. Também, se possível, destaque-se a imagem do Bom Pastor, que faz referência a Liturgia deste final de semana.
* Se possível: Envolver os animadores vocacionais, movimento das capelinhas, coroinhas, catequistas e catequizandos (sobretudo do 5º tempo), jovens e adolescentes, e pastoral familiar e religiosos presentes na comunidade; a diversidade das representações na celebração torna-se sinal da diversidade de vocações.

Sugestão comentário inicial
Caríssimos irmãos e irmãs, neste dia em que vivemos o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, queremos celebrar a vida como vocação. Chamados por DEUS e guiados pelo Cristo Bom Pastor, caminhamos sempre buscando responder sim ao chamado do Mestre, acolhendo com amor e alegria a missão de evangelizar.
O tema que somos convidados a refletir este ano é: “AS VOCAÇÕES, SINAL DA ESPERANÇA FUNDADA NA FÉ”.
Nestas cinco décadas, muitas comunidades dispersas pelo mundo inteiro têm-se unido espiritualmente todos os anos para implorar o DOM de santas vocações e propor de novo a reflexão de todos à urgência da resposta ao chamado divino. Todos somos vocacionados, amados por DEUS, e trazemos conosco a missão de amar.
Rezemos nesta celebração para que muitos jovens respondam com alegria ao chamado que DEUS lhes faz. Rezemos também pelas famílias, para que vivam sua vocação e a cultivem, pois é no seio da família que se encontram os futuros religiosos e futuros sacerdotes.
Que esta celebração nos leve ao profundo questionamento que Bento XVI propôs na mensagem para este dia: Se na comunidade existem vocações, é sinal que é uma comunidade com vitalidade de fé e amor. Se há vocações, é sinal que a comunidade está vivendo generosamente o Evangelho. Mas, se em nossa comunidade ainda não temos as vocações que a Igreja tanto precisa, o que podemos fazer?
Na alegria deste tempo Pascal, de vida nova em CRISTO ressuscitado, iniciemos nossa celebração cantando...


Sugestão de Ato Penitencal
- Senhor, Bom Pastor, te pedimos perdão pelas vezes que nos omitimos, negando nossa vocação de batizados e não demos testemunho da nossa fé, esperança e amor... Senhor, tende piedade de nós.
T.: Senhor, tende piedade de nós
- Cristo, Bom Pastor, te pedimos perdão pelas vezes que colocamos o interesse pessoal e a busca do prazer acima da vida comunitária e do amor ao próximo, negando, assim, nossa vocação à comunhão fraterna... Cristo, tende piedade de nós
T.: Cristo, tende piedade de nós
- Senhor, Bom Pastor, te pedimos perdão pelas vezes em que não reconhecemos o seu imenso amor e misericórdia para conosco, não vivendo a esperança e a fé, e, por isso, não respondendo à vocação a que somos chamados... Senhor, tende piedade de nós.
T.: Senhor, tende piedade de nós


Sugestão comentário para as leituras
As vocações ministeriais (diáconos, padres e bispos) e as vocações religiosas (Irmãs, Irmãos e Freis), nascem da experiência do encontro pessoal com CRISTO, do diálogo sincero e familiar com ELE, para entrar na sua vontade. Por isso, é necessário crescer na experiência de fé, entendida como profunda relação com JESUS, como escuta interior da sua voz que ressoa dentro de nós. Que a palavra de DEUS que ouviremos neste momento desperte o nosso coração para respondermos com alegria à nossa vocação.
Sugestão de preces- senhor atendei-nos.
1 – Senhor, iluminai  vossa Santa Igreja para que saiba evangelizar com simplicidade e seja exemplo de desapego aos bens materiais. Nós vos pedimos.
R.: Senhor, Bom Pastor, escutai a nossa prece
2 – Senhor, abençoai  nossos diáconos, nossos padres, o nosso Bispo em sua dedicação no serviço ao Reino. Fortalecei suas vocações e concedei que, a exemplo de Cristo, se tornem sempre mais, servidores da vossa Igreja. Nós vos pedimos.
3 – Senhor, iluminai os seminaristas de nossa diocese, encorajando-os em sua caminhada de discernimento do Chamado que o Senhor lhes fez, bem como todos os que se doam para manter e conduzir os Seminários e Comunidades Religiosas da nossa diocese. Nós vos pedimos.
4 – Senhor, recompensai todos aqueles que contribuem com a Animação Vocacional da nossa diocese, partilhando um pouco do que têm para ajudar na formação dos nossos futuros sacerdotes e religiosos. Nós vos pedimos.
5 – Senhor, olhai também por todas as vocações matrimoniais e leigas de nossas comunidades preenchendo a todos de toda esperança e fé. Nós vos pedimos
6 – Senhor, que todos os jovens de nossa comunidade, sobretudo aqueles que estão nesta celebração, mantenham o seu coração sempre aberto ao Seu chamado. Que eles não desanimem e, com todo fervor, respondam ao convite para ser os nossos futuros Diáconos, Padres, Bispos, Religiosas e Religiosos. Nós vos pedimos.
7 – Senhor, nós vos agradecemos pelo trabalho vocacional, sobretudo dos Mensageiros e Zeladores de Capelinha, também dos nossos coroinhas e acólitos, e de todos aqueles que dedicam cuidado às vocações. Dá-lhes força e coragem. Nós vos pedimos.
(preces espontâneas)


Sugestão mensagem final
A oração constante e profunda faz crescer a fé na comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que DEUS nunca abandona o seu povo e que sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida consagrada, que sejam sinais de esperança para o mundo. Amados jovens, ao decidir seu futuro, lembre-se de perguntar a Deus que planos Ele tem para a sua vida. Seja qual for sua vocação, Ele quer contar com você. Amados Jovens, não tenham medo de seguir a CRISTO e de percorrer caminhos exigentes e do compromisso generoso. Sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a “dar a razão da vossa esperança” n’Aquele que nos amou primeiro.




Importante:
Ao final da celebração, convidar os jovens para participarem dos Encontros Vocacionais. Informe-se sobre encontros vocacionais que sua paróquia for realizar e reforce este convite. Informe-se também sobre encontros vocacionais promovidos por Religiosos e Religiosas. E para os que estão cursando desde o 8º ano (do ensino fundamental) até o 2º ano (do ensino médio) haverá Encontro de Discernimento Vocacional dias 25 e 26 de Maio no Seminário Mãe de Deus em Irati. Para os que estão cursando o 3º ano (do ensino médio) ou já o tenham concluído, o Encontro de Discernimento Vocacional será nos dias 15 e 16 de Junho em Ponta Grossa.




“Há necessidade de intensificar, de diversas maneiras, a oração pelas vocações. É pela oração que se pode criar maior sensibilidade e receptividade ao chamado do Senhor”.


Rodapé PV 2012 Ok.gif

Nenhum comentário: