sexta-feira, 5 de abril de 2013

Hora Santa Vocacional pelo 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações



Hora Santa Vocacional
Pelo 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
21 de abril de 2013 – IV Domingo da Páscoa
“As vocações sinal da esperança fundada na Fé”

- Animador: Queridos irmãos e irmãs, a esperança é expectativa de algo de positivo para o futuro, mas que deve, ao mesmo tempo, sustentar o nosso presente. E, nesta esperança, o Senhor nos convida neste 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações a confiarmo-nos inteiramente a Ele, e de coração contrito e humilde pedir: “Enviai Senhor operários para vossa Igreja” (cf. Mt 9,38). Nesta certeza, como Igreja, esperançosos na fidelidade que provém do Senhor, neste 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor, unamos nossas preces e louvores ao Senhor Deus de amor para que suscite em nossas comunidades pessoas dispostas a acolher o Seu chamado de “Vem e Segue-me”(Mc 10,21). Exultantes de alegria, acolhamos em nosso meio Jesus Eucarístico, que vem ao nosso encontro e assim nos fazer Igreja cada vez mais orante, misericordiosa e plena de vida. Iniciemos cantando.
Canto para exposição do Santíssimo...

Graças e louvores sejam dados a todo o momento.
T: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo
T: Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Momento de Silêncio e Adoração


- Animador: Iniciemos traçando sobre nós o sinal de nossa fé, invocando a Santíssima Trindade:
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- Animador: Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai em comunhão com o Espírito Santo estejam sempre em nosso meio.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

- Animador: Senhor, reunidos como comunidade orante em Vosso nome e prostrados diante de Vós, pedimos que nos conduza nesta hora em que rezamos pelas vocações, fruto de Teu amor e de Tua bondade. Acolha Senhor, nossas orações em favor das vocações e assiste todas as famílias que são “berços de todas as vocações” para que perseverantes na fé continuem a serem sinais da Tua presença em nosso meio. Envia Senhor, teu Santo Espírito para que, iluminados, possamos acolher a Tua vontade e realizar a missão a nós confiada.
Canto: A nós descei divina Luz (2x) em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus (2x).

- Animador: Vamos refletir sobre a Mensagem do Papa Bento XVI para este dia: Em decorrência do Ano da fé, unido ao cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, o tema escolhido para este Dia Mundial de Oração pelas Vocações é: “As vocações, sinal da esperança fundada na Fé”. Fé esta que dá a vitalidade às comunidades paroquiais e diocesanas que estão alicerçadas no Evangelho das quais desabrocham numerosas vocações para a Igreja.
Todos: Como nos relata o Apóstolo Paulo, foi com uma esperança para além do que se podia esperar que Abraão acreditou e assim se tornou pai de muitos povos. No testemunho desta fidelidade, pedimos, Senhor, que faças vibrar em nossos corações cada dia mais o desejo de permanecermos unidos a Ti e assim na Fé, alicerçada no Evangelho, sermos discípulos e missionários a serviço das vocações.
- Animador: A esperança é de fato, uma palavra central da fé bíblica, a ponto de, em várias passagens, ser possível intercambiar os termos da “fé” e “esperança”. A carta aos Hebreus nos liga estreitamente a “plenitude da fé” com a imutável profissão da esperança. Assim como nos exorta o apóstolo Pedro em uma de suas cartas e que está vinculada ao nosso propósito de responder ao chamado de Deus no amor na esperança que equivale a Fé (Enc. Spe Salvi, 2)
Todos: Obrigado Senhor por nos dar a esperança. Com ela podermos dizer Sim com gratuidade e amor ao Teu chamado e termos a certeza de que nunca nos deixas sozinhos. Queremos permanecer fiéis a Tua palavra e mantermos uma esperança viva a fim de realizarmos a Tua vontade.
- Animador: Mas em que consiste a fidelidade de Deus, a qual podemos confiar-nos com firme esperança? Consiste no amor. Ele, que é Pai, derrama o seu amor no mais íntimo de nós mesmos, através do Espírito Santo (cf. Rm 5,5). E é precisamente este amor, manifestado plenamente em Jesus Cristo, que interpela a nossa existência, pedindo a cada qual uma resposta a propósito do que fazer da sua vida e quanto está disposto a apostar para realizá-la plenamente.
Todos: Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele (cf. 1 Jo 4,16). E este amor exigente e profundo, infunde-nos coragem, dá-nos esperança no caminho da vida e no futuro, faz-nos ter confiança em nós mesmos, na história e nos outros, por isso dizemos: Senhor ressuscitado, temos certeza da nossa esperança fundada na Fé, fonte do amor e plenificada sob a ação do Espírito Santo.

Momento de silêncio e interiorização.
Depois do silêncio, canta-se ao Espírito Santo...canto a escolha...

- Animador: Na vida terrena, Cristo ressuscitado, passa pelas estradas da nossa vida e vê-nos imersos em diversas atividades, com nossos desejos e necessidades. É no nosso dia a dia que ele precisamente continua a dirigir Sua palavra, chama-nos a realizar a nossa vida com Ele, o único capaz de saciar a nossa sede de esperança.
Todos: Senhor, vivemos em Tua comunidade de discípulos e queremos responder ao teu chamado de “Vem e Segue-me” (Mc 10,21) e para tanto pedimos: mostra-nos Senhor o caminho a seguir e realizar a tua vontade!
- Animador: Senhor na esperança que vem de Ti, com alegria colocamos em Tuas mãos todas as nossas realidades: Família, trabalho, interesses pessoais e nós mesmos, para que em união com o Espírito Santo nos santifique e nos dê vida em plenitude.
Todos: Dá-nos a graça de podermos a cada dia em união convosco sermos sinais e testemunhas da Tua graça em meio a humanidade que, sedenta do Teu amor, anseia cada dia mais realizar um encontro profundo e definitivo e assim numa esperança cada vez maior buscarmos uma vida livre e em plenitude em união Convosco.

Momento de silêncio e interiorização
Depois do silêncio, canta-se “Um dia escutei teu chamado”...

- Animador: As vocações sacerdotais e religiosas nascem da experiência do encontro pessoal com Cristo, no diálogo sincero e familiar com Ele, para entrar na sua vontade. Por isso é necessário crescer na experiência de fé, entendida como profunda relação com Jesus, como escuta interior da sua voz que ressoa dentro de nós.
Todos: Ajuda-nos Senhor a sermos um generoso testemunho de adesão ao Evangelho. Dá-nos uma paixão missionária que nos induza a uma total doação ao Reino, alimentados pela recepção dos sacramentos, especialmente a Eucaristia. Dá-nos a graça de sermos perseverantes na oração pessoal e na oração com toda a Igreja. Que Sua presença no encha de fé e esperança para tornarmo-nos sal da terra e luz para o mundo.
- Animador: A nossa fé aumenta cada vez mais quando nos aprofundamos e permanecermos constantes no amor e em comunidade. A fé os dá a certeza de que Deus nunca nos abandona e que nos sustenta, despertando vocações especiais para a vida ministerial e para a vida consagrada.  Estas vocações são sinais da esperança para o mundo. Homens e mulheres são chamados a entregar-se incondicionalmente ao Povo de Deus, num serviço de amor ao Evangelho e à Igreja.
Todos: Eis-nos aqui Senhor, comunidade de chamados e escolhidos, que esperançosos, vos suplicamos constantemente: Enviai Senhor operários para vossa Igreja e que ela seja cada vez mais misericordiosa, orante e missionária.
- Animador: Pedimos Senhor que não faltem sacerdotes zelosos e que saibam estar ao lado de nossos jovens para os ajudarem nos caminhos por vezes tortuosos e obscuros e mesmo diante de toda essa realidade saibam reconhecer Cristo Caminho, Verdade e Vida e propor-lhes com coragem evangélica a beleza do serviço a Deus, à Comunidade cristã e aos Irmãos.
Todos: Senhor, não deixe que faltem sacerdotes que mostrem a fecundidade de um compromisso entusiasmante, que confere um sentido de plenitude à própria existência, porque é fundado sobre a Fé n’Aquele que nos amou primeiro (cf 1Jo 4,19).
- Animador: De uma forma direta exorta o Papa aos jovens que estão perdidos em propostas superficiais, que busquem conhecer e a cultivar a atração dos valores, as metas altas e as opções radicais por um serviço aos outros, seguindo os passos de Jesus e por isso nos fala que o desafio é grande, mas preenche-nos de uma certeza e por isso nos pede: Não tenhais medo, é o Senhor que vos chama e os chama para a eterna e verdadeira alegria.
Todos: Rezamos hoje pelas vocações. Nós precisamos semear no coração de nossos jovens e adolescentes o elemento central do discernimento vocacional que é o amor à Palavra de Deus, conduzindo-os em uma fé viva e verdadeira, através de uma oração pessoal, de testemunhos vibrantes e corajosos e numa escuta clara e objetiva que os leve a fazer um encontro definitivo com o próprio Deus que é Amor.

Momento de Silêncio e Interiorização...
Depois do silêncio, canta-se “Eis me aqui Senhor”

Animador: Vamos meditar juntos o Salmo 62 sobre a nossa esperança que vem do Senhor.
Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas” (cf. 1Ts 5,5)

Leitor 1:  A minh'alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 2:  Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 3: Vosso amor vale mais do que a vida e por isso meus lábios vos louvam.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 1: Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco!

Leitor 2: A minh'alma será saciada, como em grande banquete de festa.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 3: Cantará a alegria em meus lábios,ao cantar para vós meu louvor
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 1: Penso em vós no meu leito, de noite, nas vigílias suspiro por vós.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 2: Para mim fostes sempre um socorro, de vossas asas à sombra eu exulto.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Leitor 3: Minha alma se agarra em vós, com poder vossa mão me sustenta.
R: Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! 

Todos: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Canto de aclamação ao Evangelho
Proclamar o texto de João 21, 15-19
Momento de silêncio e interiorização

Depois do silêncio, canta-se: “Te amarei Senhor”


- Animador: Supliquemos, irmãos e irmãs, que Deus em sua infinita bondade acolha nossas orações, e atenda com alegria nossos pedidos:
Todos: Cheios de Esperança e Fé vos pedimos, Senhor, que envieis operários para vossa messe.

1 – Por toda a Igreja para que continue a ser sinal do amor de Deus egrande testemunha da verdade e assim continue respondendo ao chamado amoroso de Deus, rezemos;
2 – Pelo nosso Papa Francisco, nosso bispo Dom Sérgio, nossos sacerdotes e diáconos, para que continuem a ser sinais da presença viva e real de Deus na vida da Igreja rezemos;
3 – Para que os jovens alicerçados no testemunho da Igreja, sejam conduzidos a verdade e caminhem pelos caminhos do Senhor, rezemos;
4 – Para que cada dia mais, homens e mulheres, respondam com alegria ao chamado de Deus que os convida a uma vida de alegria e de amor, rezemos;
5 – Para que alicerçados na Palavra e unidos pela Eucaristia nos tornemos sal da terra e luz para o mundo através de nosso testemunho de fé, rezemos;
6 – Que a exemplo de Maria Santíssima, pela fé e no testemunho dos Santos e Profetas, possamos a cada dia renovar o nosso Sim a Deus e à Igreja, rezemos;
7 – Pelas famílias, berço de todas as vocações, para que sustentadas no amor recíproco, sejam grandes anunciadoras do amor e fiéis à missão confiada por Deus na promoção das vocações, rezemos;
8 – Fundamentados na Fé e na esperança de uma Igreja misericordiosa e missionária possamos a cada dia ser fiéis à Palavra e alimentados pela Eucaristia nos tornarmos outro Cristo em nossas comunidades, rezemos;
9 – Senhor, te pedimos vocações: que não faltem diáconos, padres, bispos, religiosos e religiosas, para que anunciem continuamente a maravilha da vida e do Seu amor, rezemos;
10 – Também pedimos que todas as famílias se santifiquem e sejam sempre testemunhas vivas na união eterna de Cristo com Sua Igreja, rezemos;

- Animador: Concluamos as nossas preces e pedidos com a oração que o Senhor, Deus da vida e do amor nos ensinou.
Todos: Pai nosso...

Mensagem Final:
Em sua mensagem para este dia, Bento XVI trouxe presente as palavras de Paulo VI que nos dizia: “O problema do número insuficiente de sacerdotes interpela todos os fiéis. Não somente porque disso depende o futuro da sociedade cristã, mas também porque este problema é o indicador concreto e inexorável da vitalidade de fé e amor de cada comunidade paroquial e diocesana, e o testemunho da saúde moral das famílias cristãs. Onde desabrocham numerosas as vocações para o estado eclesiástico e religioso, vive-se generosamente segundo o Evangelho”. Podemos concluir várias coisas daí: se na comunidade existem vocações, é sinal que é uma comunidade com vitalidade de fé e amor. Se há vocações, é sinal que a comunidade está vivendo generosamente o Evangelho. Mas, se em nossa comunidade ainda não temos as vocações que a Igreja tanto precisa, o que podemos fazer?

- Animador: Rezemos juntos, também, a Oração Vocacional:

Trindade Santa, Deus da vida e do amor, somos seguidoras e seguidores de Jesus, discípulos e missionários a serviço das vocações. Como animadores vocacionais, queremos responder ao mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”, incentivando a vocação dos cristãos leigos e leigas, à vida consagrada e aos ministérios ordenados, construindo uma Igreja corresponsável e ministerial. Buscamos uma Igreja fiel aos sinais dos tempos, Samaritana, Missionária e Libertadora, que responda ao clamor do povo, em suas lutas e esperanças; e que testemunhe a boa Nova do Reino, com a Palavra e coma vida. Que Maria, a Mãe da Divina Graça, São João Maria Vianney, Beato João Paulo II e tantas testemunhas fiéis até o martírio, intercedam a benção sobre nós. Amém

* Caso haja sacerdote ou diácono para fazer a benção com o Santíssimo, canta-se “Tão Sublime Sacramento” e depois da benção prossegue-se como de costume rezando as orações por toda a Igreja.

** Caso não Haja sacerdote ou diácono para fazer a benção com o Santíssimo, canta-se um canto final a escolha da equipe e prossegue da seguinte forma:

- Animador: Que o Senhor todo poderoso nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Canto Final:
Um canto vocacional a escolha da equipe...


 “É através da vitalidade da Fé de cada comunidade paroquial e diocesana, no amor e na vivência do Evangelho e no testemunho moral das famílias cristãs que desabrocham numerosas vocações para a Igreja.”

Nenhum comentário: