quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ir à Escritura (Pe. Evandro L. Braun)

Ir à Escritura
Logo no início da Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, o Papa Bento XVI nos diz assim: “Suscitada pelo anúncio da Palavra de Deus, a fé é alimentada e cresce no encontro com a graça do Senhor ressuscitado que se realiza nos sacramentos” (SC, 6). Mais adiante ele afirma que “o conhecimento e o estudo da Palavra de Deus permitem-nos valorizar, celebrar e viver melhor a Eucaristia” (SC 45).
Mostra-se assim a ligação profunda entre a Palavra de Deus e os Sacramentos, de modo particular a Eucaristia. A fé cristã não se compreende, e não é vivenciada, sem estes tesouros.
Quando falamos da Palavra de Deus, somos chamados a tomar nas mãos, outra vez, a Sagrada Escritura. Muita gente tem aprendido a ler diariamente a Bíblia. Ela tem se tornado, sempre mais, o livro de todos. E muita vida nova tem surgido a partir desta experiência.
Creio que, para nós, algumas atitudes são importantes ao tomarmos nas mãos a Bíblia:
- Atitude de Escuta: é necessário escutar o que Deus diz nas palavras que lemos nos evangelhos e nos outros livros. Escutar é mais do que ouvir; é acolher, encarnar e assumir o que lemos, para vivenciar;
- Humildade: somos chamados a acolher os textos com prontidão, querendo que aquelas palavras toquem toda a nossa vida. É importante fazer-se pequeno, nada, para que o que Deus diz toque o nosso coração.
- Respeito: valorizar a Sagrada Escritura é fundamental. O que lemos nela é Palavra de Deus. Por isso é muito diferente ler a Escritura e ler um outro texto qualquer.
- Simplicidade: é preciso deixar a escritura falar, sem impor nada, sem rejeitar nada.
Estas são atitudes bem simples, mas que podem nos ajudar a encontrar alimento para a nossa vida e a esperança para o nosso mundo.
Neste mês somos chamados a “Ir à Escritura!”:
- sem medo: quando vamos ao encontro dos textos bíblicos eles sempre nos desafiam a sermos melhores. Não precisamos ter medo!
- sem fanatismo, pois isto nos torna cegos para o projeto de Deus.
- sem impor aos outros o que lemos, pois o que lemos é sempre, em primeiro lugar, para nós.
Façamos como tantas pessoas que não deixam, um dia sequer, de acolher a mensagem da salvação contida nos textos sagrados. Se fizermos assim, nossa fé será muito mais profunda e nossa maneira de viver muito mais parecida com o jeito de Deus!

Para refletir:
1- Você tem costume de ler diariamente a Sagrada Escritura?
2- Quais as atitudes fundamentais que alguém deve ter ao tomar nas mãos a Bíblia?
3- Você conhece pessoas que mudaram de vida a partir da escuta da Palavra de Deus?
(Texto elaborado por: Padre Evandro Luis Braun evandrobraun@bol.com.br)

Palavra da Salvação (Fábio Sejanoski)

Palavra da Salvação
“Santo Livro... Santo livro... louvado seja Deus por teus autores, louvado seja Deus por teus leitores... quem te lê com amor e fé certamente viverá melhor... saberá caminhar, saberá!”
Palavras, frases, textos, revistas, jornais, livros... nossa vida é rodeada por palavras... e cada dia temos ao nosso alcance milhares delas capazes de nos instruir, nos contar algo, nos informar de situações, nos fazer ficar bem e às vezes até mesmo nos fazer ficar mal. Graças às palavras nos comunicamos, nos relacionamos. Sendo assim, concluímos que as palavras possuem um grande significado em nossas vidas.
Mas mesmo diante de tantas coisas interessantes que essas palavras são capazes, elas não são completas... falta algo! Há uma coisa que essas palavras não fazem: revelar uma Pessoa. Há uma Palavra que é capaz de ir mais além, de fazer acontecer algo a mais! Trata-se da PALAVRA DE DEUS. Sim, porque a Palavra de Deus não é um livro de histórias ou um livro de receitas, mas é um livro que nos Revela Deus na Pessoa de Jesus Cristo. É uma Palavra eficaz que cumpre o que significa, que faz acontecer o que anuncia, que cria, que transforma, que nos leva ao Encontro Real com Cristo.
O mês de Setembro trás este convite: valorizarmos mais a Palavra de Deus em nossas vidas, e como fala a canção do Padre Zezinho escrita no começo deste texto, aquele que tomar contato com esta Palavra com amor e fé certamente terá uma vida melhor e saberá trilhar o caminho da verdadeira felicidade.
A Palavra de Deus é convite para cada um de nós vivermos a nossa vocação, pois Ela nos chama para trilharmos o caminho da santidade, para semear a boa semente, para encontrarmos o grande tesouro, que é Cristo, e sobretudo para amarmos uns aos outros como o próprio Cristo nos amou.
Portanto “que a Palavra de Deus tome conta de nós, mude o nosso coração, seja pra nós um caminho de luz. Que a Palavra de Deus seja o nosso ideal, toque a nossa razão, faça de nós irmãos de Jesus. Feliz é quem ouve a Palavra e mais feliz quem a faz! Filho de Deus ele então será! Feliz é quem leva a Palavra e anuncia Jesus, com Jesus Cristo ele um dia reinará”.]
(Texto elaborado por: Fábio Sejanoski sejanoski@yahoo.com.br)

O mês da Palavra (Adriano Freitas)

O mês da Palavra
Em nossa caminhada de cristãs, o mês de Setembro há vários anos, é conhecido como o mês da Bíblia. A Igreja, chama a atenção de todos os cristãos para a importância da Palavra de Deus na sua vida. Por isso inseriu nas diversas pastorais este momento indispensável de reflexão, estudo e sobretudo de oração e aprofundamento espiritual, tendo como fundamento a Palavra Revelada que é Cristo. Ao celebrar o mês da Bíblia pode-se ficar na superficialidade ou pode constituir, de fato, um novo momento de conversão. Pode-se reduzir em algo formal a ser cumprido ou consistir em uma sempre renovada atitude de escuta da Palavra de Deus, nos questionando e interpelando em cada momento e situação que vivemos.
Como está o nosso contato com a Palavra? Nós, Zeladores de Capelinhas, que servimos a Deus e a Igreja queremos sempre mais renovar a nossa vida e também a dos irmãos na meditação fiel e no amor à Palavra de Deus semeada em nossos corações.
(Texto elaborado por Adriano Freitas)

O livro da vida (Janescleo Guimarães)

O livro da vida
“Uma vez um homem conseguiu licença para entrar numa grande gruta onde estavam os livros da vida de cada um com seu passado e seu futuro. Poderia ficar lá dentro certo número de minutos durante os quais poderia modificar o rumo de sua própria vida e o de quantos homens o prazo permitisse. O que fez o homenzinho? O que pensou aquele egoísta? Agora poderia se vingar dos seus inimigos. Foi direto ao livro de um grande inimigo e o corrigiu ajuntando desgraças, doenças e pobreza para ele. O mesmo ia fazendo com outros, riscando o que lhes fora reservado de bom, escrevendo misérias e desventuras. O tempo corria e o prazo já estava por terminar. Quando afinal pegou o livro da sua vida para anotar fortunas e bem-estar, alguém tocou-lhe no ombro: “amigo, o prazo terminou”. O infeliz lamentava a vida inteira: “tive o livro do destino em minhas mãos . preocupado, porém, só em fazer mal aos meus inimigos, perdi a chance de fazer o bem para mim mesmo”.“Conservai a paz entre vós. Pedimo-vos porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência com todos. Vede que ninguém pague ao outro o mal com o mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós, e para com todos. Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de todo o mal”. (1Ts 5, 14-22).

Lenda Árabe

Lenda Árabe

"Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. Um esbofeteou o outro. O ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
Seguiram viagem e chegaram a um oásis, onde resolveram tomar banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que depois que te bati, tu escreveste na areia e agora escreves na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu: - Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar, porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração, onde vento nenhum do mundo poderá apagar ..."

O que significa a palavra Bíblia?

O que significa a palavra “Bíblia”?
Bíblia é uma palavra de origem grega que quer dizer Livros. São 73 Livros escritos por Deus. Mas, Deus quis precisar da ajuda de pessoas para escrever a Bíblia. Estas pessoas são chamadas de “Autores Sagrados”. Foram como que instrumentos humanos nas mãos de Deus. São mais de 50 pessoas que Deus se serviu para escrever suas revelações, isto é, aquilo que Deus realmente é. Deus quer que todas as pessoas o conheçam, por isso aos poucos foi se revelando nos fatos que a Bíblia conta.
A Bíblia levou mais ou menos 130 anos para ser escrita. Ela foi escrita em Hebraico, parte em Aramaico e parte em Grego.
Como divide-se a Bíblia?
Antigo Testamento: 46 livros, trata a respeito do mundo, do homem, da fidelidade e infidelidade do povo de Israel, da presença de Deus para libertar seu povo.
Novo Testamento: 27 livros, apresenta Jesus Cristo, na sua vida, nos seus ensinamentos, no seu Evangelho, seus milagres, na pregação dos Apóstolos e na vida dos primeiros cristãos.
O centro da Bíblia é Jesus Cristo. Tudo na Bíblia fala dele.
O Antigo Testamento prepara a sua vinda.O Novo Testamento é Ele mesmo, ao vivo.

Lenda das três árvores

A Lenda das Três Árvores
Numa reunião, pediram ao velho Simão que falasse sobre a resposta de Deus às nossas preces. Ele então, que era mestre na arte de contar história, repetiu uma antiga lenda... "Num grande bosque três árvores, ainda jovens, pediram a Deus que lhes desse destinos importantes e diferentes. A primeira queria que sua madeira fosse empregada no trono do mais alto soberano da terra. A segunda pediu para ser usada na construção do carro que transportaria os tesouros desse poderoso rei. E a terceira desejou ser transformada numa torre, nos domínios do mesmo rei, para mostrar o caminho do Céu. Passado muito tempo, vieram alguns lenhadores e derrubaram as três árvores , deixando muito tristes as árvores vizinhas. E elas foram arrastadas para fora do bosque. Perderam seus galhos, folhas e raízes, mas não perderam a fé nas promessas do Criador. E deixaram-se conduzir com paciência e humildade... sem imaginar o que viria acontecer depois de muitas viagens... A primeira árvore caiu nas mãos de um criador de animais, que mandou transformá-la num cocho para seus carneiros. A segunda foi comprada por um construtor de barcos. A terceira recolhida à cela, para ser aproveitada futuramente. No bosque, as outras plantas haviam perdido a fé no valor das preces e ficaram surpresas em saber que, muitos anos mais tarde, as três árvores foram atendidas nos seus desejos. A primeira foi forrada com panos singelos e serviu de berço para Jesus recém-nascido. A segunda, na forma de uma barca de pescadores, foi usada por Jesus para transmitir belos ensinamentos. A terceira se transformou numa cruz, e no alto do monte, guardou valentemente o corpo de Jesus e recebeu seu coração cheio de amor pela humanidade e, assim, indicava o verdadeiro caminho para o Reino de Deus." Terminada a narrativa, Simão disse a seus amigos que todos podemos dirigir a Deus nossas preces mais diversas. No entanto, precisamos saber entender e esperar as respostas de Deus.