quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ir à Escritura (Pe. Evandro L. Braun)

Ir à Escritura
Logo no início da Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, o Papa Bento XVI nos diz assim: “Suscitada pelo anúncio da Palavra de Deus, a fé é alimentada e cresce no encontro com a graça do Senhor ressuscitado que se realiza nos sacramentos” (SC, 6). Mais adiante ele afirma que “o conhecimento e o estudo da Palavra de Deus permitem-nos valorizar, celebrar e viver melhor a Eucaristia” (SC 45).
Mostra-se assim a ligação profunda entre a Palavra de Deus e os Sacramentos, de modo particular a Eucaristia. A fé cristã não se compreende, e não é vivenciada, sem estes tesouros.
Quando falamos da Palavra de Deus, somos chamados a tomar nas mãos, outra vez, a Sagrada Escritura. Muita gente tem aprendido a ler diariamente a Bíblia. Ela tem se tornado, sempre mais, o livro de todos. E muita vida nova tem surgido a partir desta experiência.
Creio que, para nós, algumas atitudes são importantes ao tomarmos nas mãos a Bíblia:
- Atitude de Escuta: é necessário escutar o que Deus diz nas palavras que lemos nos evangelhos e nos outros livros. Escutar é mais do que ouvir; é acolher, encarnar e assumir o que lemos, para vivenciar;
- Humildade: somos chamados a acolher os textos com prontidão, querendo que aquelas palavras toquem toda a nossa vida. É importante fazer-se pequeno, nada, para que o que Deus diz toque o nosso coração.
- Respeito: valorizar a Sagrada Escritura é fundamental. O que lemos nela é Palavra de Deus. Por isso é muito diferente ler a Escritura e ler um outro texto qualquer.
- Simplicidade: é preciso deixar a escritura falar, sem impor nada, sem rejeitar nada.
Estas são atitudes bem simples, mas que podem nos ajudar a encontrar alimento para a nossa vida e a esperança para o nosso mundo.
Neste mês somos chamados a “Ir à Escritura!”:
- sem medo: quando vamos ao encontro dos textos bíblicos eles sempre nos desafiam a sermos melhores. Não precisamos ter medo!
- sem fanatismo, pois isto nos torna cegos para o projeto de Deus.
- sem impor aos outros o que lemos, pois o que lemos é sempre, em primeiro lugar, para nós.
Façamos como tantas pessoas que não deixam, um dia sequer, de acolher a mensagem da salvação contida nos textos sagrados. Se fizermos assim, nossa fé será muito mais profunda e nossa maneira de viver muito mais parecida com o jeito de Deus!

Para refletir:
1- Você tem costume de ler diariamente a Sagrada Escritura?
2- Quais as atitudes fundamentais que alguém deve ter ao tomar nas mãos a Bíblia?
3- Você conhece pessoas que mudaram de vida a partir da escuta da Palavra de Deus?
(Texto elaborado por: Padre Evandro Luis Braun evandrobraun@bol.com.br)

Nenhum comentário: