terça-feira, 2 de outubro de 2007

História - Aprendendo com "Tia Teca" (Janescleo Guimarães)

“Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Teca, conhecida por toda vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o seu terço. Passados alguns dias, tia Teca voltou àquela casa, e este senhor veio logo zombar dela dizendo: Você perdeu o seu Deus?

Ela respondeu: Eu? Perder o meu Deus? Nunca. Então ele pegou o terço e disse: Não é este o seu Deus? Graças a Deus o senhor encontrou meu terço. Muito obrigada. Por que a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? Perguntou ele. E ela humildemente respondeu: Porque a Bíblia eu não sei ler, e como o terço, eu medito toda a palavra de Deus e guardo no meu coração.

Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer? Poderia me dizer? Posso sim respondeu tia Teca pegando o terço e disse: Quando eu pego na cruz lembro-me que o filho de Deus derramou o seu sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Essas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o senhor mesmo

ensinou-nos, que é o Pai- nosso. O terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na cruz. E cada mistério tem dez Ave-Marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o senhor mesmo escreveu nas Tábuas de Moisés.
O rosário de Nossa Senhora tem vinte mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos, cinco Gloriosos e cinco Luminosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré, ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo osmistérios Dolorosos, que me fazem lembrar de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar Salvação a toda humanidade e a noite rezo os mistérios Luminosos, para lembrar que mesmo em meio às dificuldades Jesus sempre me ilumine e me protege. E agora me diga onde está a idolatria? Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: Eu não sabia disso. Ensina-me tia Teca, a rezar o terço”.

(Por Janescleo Guimarães janescleo@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: