terça-feira, 2 de junho de 2009

O Sagrado Coração de Jesus

No centro do mistério do mundo está Jesus Cristo e no centro Mistério de Cristo está a Sua Paixão, Morte e Ressurreição. E no centro disto está o Amor de Seu Coração. Desta forma podemos afirmar, sem medo, que a Festa do Sagrado Coração de Jesus nos conduz a essência do Cristianismo: Cristo, Filho de Deus e Salvador do mundo que amou até as últimas conseqüências, entregando-se para a nossa Redenção na Cruz. Há maior prova de Amor? Amor assim só pode brotar do coração.
O coração é centro vivo de onde germinam todas as decisões. O coração é o símbolo da profundidade e autenticidade dos sentimentos e palavras, portanto, da sua fonte profunda que é o Amor. Cristo, homem perfeito, amou como nenhum outro homem e na “sua escola da vida” nós aprendemos amar com dimensões completamente novas e com convicção, de forma tenra e dedicada. Mas é necessário estar ciente que o Amor se torna verdadeiro quando passa pela dimensão da Morte, mas não se trata de morrer na Cruz como Cristo, mas de morrermos para nossos desejos e vontades, pois para amar o próximo e a Deus se faz necessário um despojamento de si e uma doação plena ao outro. “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,34-35).
Trata-se de uma morte de despojamento, de renúncia, perda e esquecimento de si. Cristo tomou o sofrimento e a dor sobre Si e a transformou em vida, através de Sua Paixão. “O Amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é Amor... . Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e Seu Amor é plenamente realizado entre nós... . Deus é Amor: quem permanece no Amor, permanece com Deus e Deus permanece com ele” (1Jo 4,7ss). Porém, podemos nos perguntar: como realizar isto? E o próprio Cristo nos dá a receita: “... aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). O Cristianismo tem seu núcleo no Amor de Cristo para com a humanidade, ou seja, o Cristianismo é um Mistério de Amor. Ser cristão é acreditar no Amor de Deus por nós e difundi-Lo, através do testemunho de vida, pois o desejo mais profundo do ser humano é amar e ser amado.


Sem. Martinho Hartmann
E-mail: mlhartmann@terra.com.br

Nenhum comentário: