terça-feira, 2 de junho de 2009

Vida de Crismados

Ungidos no Sacramento da Confirmação, os cristãos “são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo”, e assim tornam-se “verdadeiras testemunhas de Cristo” (CIC, n. 1285). Aliás, o “selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, o colocar-se a seu serviço, para sempre...” (CIC, n. 1296).
E tantas pessoas do nosso tempo têm alegria em comunicar aos outros a experiência profunda que fizeram do Senhor. Vivem a profundidade do mistério celebrado na Crisma. Fico impressionado com o testemunho de uma senhora da comunidade onde moro. Ela não tem preguiça de ir ao encontro dos outros, é sempre disponível para ajudar, preocupada em revelar o rosto de Jesus, muito mais pelo testemunho do que pelas palavras. Olhando para esta senhora, frágil e feliz, podemos concluir como é verdadeiro o que diz o Documento de Aparecida:
“Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo (cf At 1,8).” (DA, n. 145).
Percebemos assim que Deus, pelo Sacramento da Confirmação, nos dá a graça para partilhar e tornar concreto o Dom recebido, a graça de sermos cristãos. Esta vida de verdadeiros cristãos, vida espiritual, também percebida no testemunho de tantas pessoas, comporta três elementos essenciais:
- empenho no viver bem o presente. Viver o agora com intensidade, com empenho, com esforço. Aliás, o agora é o único tempo que temos à disposição.
- interiorização(entrar dentro de si), oração e silêncio. É uma necessidade sempre atual. No interior de nós mesmos, encontramos o próprio Deus. Este é o segredo de uma vida equilibrada.
- serviço. A espiritualidade comporta o sair de si. Não há como ficar parado depois de um encontro com Deus e quando se está cheio do Espírito. O Espírito nos move para a ação concreta, para o compromisso evangelizador e social.
A crisma, sacramento da maturidade, nos capacita para uma vida comprometida e nos dá as condições necessárias para viver melhor e para levar ao mundo o Dom acolhido.
Somos desafiados a viver intensamente a graça de sermos cristãos, participando da vida e da missão de Jesus. As pessoas do nosso tempo esperam por testemunhas da verdadeira santidade de Deus. Façamos a nossa parte!

Para Refletir e Partilhar:
1. Como você tem vivido seu compromisso de crismado?
2. O que você pode fazer para que mais pessoas conheçam e sigam Jesus Cristo?
3. Conheço pessoas que são verdadeiras testemunhas do Cristo no meio do mundo?

Pe. Evandro Luis Braun
E-mail: evandrobraun@bol.com.br

Nenhum comentário: