sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Outubro 2012 Segundo Encontro Coroinhas


Outubro de 2012

Olá. Lembramos que estes dois encontros aqui propostos devem começar com a Oração Inicial. Bom encontro!

Segundo Encontro
O teste do rei
Conta uma antiga lenda que um pequeno país da Europa era governado por um rei já bastante idoso que nunca teve filhos. O rei passou a vida tentando conseguir um herdeiro, mas nada. Chegou ao fim da vida preocupado com o futuro do reino. Não queria que os seus súditos ficassem sem um líder, nem que alguém sem escrúpulos tomasse o poder após a sua morte, fazendo o povo sofrer.
Certo dia, o rei tomou uma decisão radical. Mandou os seus mensageiros a todas as cidades do reino para transmitir o aviso. Era uma convocatória que chamava todos os jovens qualificados para comparecer ao castelo para uma entrevista com o rei. A entrevista serviria para selecionar o sucessor para o trono.
A única exigência era que os candidatos apresentassem duas qualidades: amar a Deus e amar todos os seres humanos de todas as classes e raças.
Um jovem recebeu o aviso e refletiu sobre a exigência. Constatou que amava a Deus e também amava os seus vizinhos, mas ficou triste, pois era muito pobre e não tinha roupas adequadas para ir ao encontro do rei. Também não tinha dinheiro suficiente para a viagem e para passar tantos dias fora de casa. Começou a pedir ajuda aos amigos, aos vizinhos, a todas as pessoas da sua vila, até que conseguiu o bastante para comprar as roupas e empreender a viagem.
Após preparar todo o necessário, partiu em direção ao castelo do rei, pensando em suas boas possibilidades de ser o novo rei. Quando se aproximava do castelo, porém, o jovem encontrou um mendigo à beira do caminho. O homem estava sentado, com fome e com frio, pois vestia apenas alguns farrapos. Ao ver o jovem, o pobre estendeu a mão e pediu ajuda, dizendo:
- Tenho fome e frio. Por favor, ajude-me...
O jovem ficou comovido pelo pedido do mendigo e de imediato tirou a sua roupa nova e vestiu o pobre homem. Pegou também o pedaço de pão que trazia consigo e ofereceu ao homem.
Depois de ver o mendigo comer e sentir-se melhor, o jovem pensou se iria ou não seguir viagem, pois já não tinha roupas dignas. Mesmo assim continuou; afinal, já estava tão perto. Chegou ao castelo vestindo suas roupas velhas, e por isso quase não foi recebido. Insistiu até que o deixaram entrar.
O jovem se curvou diante do rei e, ao levantar os olhos, ficou confuso.
- Perdão, majestade, mas tive a impressão de que havíamos nos encontrado antes - disse o jovem.
- Sim, já nos conhecemos – respondeu o rei.
- Mas isso é impossível, esta é a primeira vez que venho ao castelo.
- Acabamos de nos encontrar na estrada. Eu era o mendigo que tu ajudaste.
- O senhor era o mendigo? Sabia que o seu rosto era familiar... Mas por que pediu-me ajuda no caminho, sendo tão rico?
- Por que eu tinha que descobrir se tu realmente tens amor a Deus e aos seus semelhantes. Se eu me apresentasse como rei, certamente tu irias me ajudar. Mas eu nunca saberia se a sua ação seria sincera ou não, nunca saberia o que de fato está no seu coração. Mas como ajudaste um pobre miserável, eu tenho a certeza que trazes o amor dentro do teu coração e és digno de ser meu sucessor.
  
Para refletir
A Parábola traz vários ensinamentos interessantes. Primeiramente, que o verdadeiro amor não olha a quem se dirige. Não tem preconceitos, não tem reservas, não olha a aparência. O amor verdadeiro quer fazer o bem e ver a outra pessoa realizada. Outro ensinamento é que quando amamos verdadeiramente, a outra pessoa se torna mais importante do que nós mesmos. Somos capazes de realizar qualquer coisa por ela. Somos capazes de dar o que temos de melhor para vê-la feliz. O teste do rei é perspicaz, porque extrai do jovem o que ele tem de mais profundo e sincero. A ação do jovem não visa recompensa, nem reconhecimento. É gratuita, genuína, pura. Com esse teste, o rei conseguiu ver o jovem como ele de fato é, generoso e humilde, e qual é o tamanho do seu amor.

Para discutir em grupos
Como é o meu amor? Amo verdadeiramente a Deus e o próximo? E a minha família? Como demonstro esse amor? sou sincero e espontâneo em meus sentimentos e ações, ou busco obter benefícios e recompensas? Como posso melhorar para ser cada vez mais amoroso e caridoso?

Temas para serem trabalhados
Tipos de amor, caridade, generosidade, gratuidade, sinceridade, manifestação do amor, amar sinceramente, amar intensamente, relacionamentos, superar as dificuldades.

Textos bíblicos que se referem ao tema
Lc 10, 30-37 // At 3, 1-9 // At 4, 32-35 // Mt 10, 40-42 // Lc 3, 10-11 // 1Jo 3, 16-18 // 1Jo 4, 7-12 // 2Jo 1, 6 // 1Cor 14, 1

Aprofundando o Tema
Mais uma vez vamos refletir sobre amor. E isso deve ser bem refletido porque a nossa vida toda deve ser de amor. Acabamos de ler na bíblia, nestes versículos que foram propostos que: “amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. A primeira coisa que o grupo de coroinhas e acólitos deve viver em tudo é o amor. Na verdade todo católico, todo cristão, ou melhor ainda, toda pessoa humana deve viver o amor. Se hoje existe o mal no mundo, é porque as pessoas ainda não descobriram a beleza do amor; se hoje existe roubo, mentira, enganação, falta de perdão e tantas outras coisas negativas, é porque o povo ainda não descobrir o amor. Portanto meu querido coroinha e acólito, AME e faça com que esse amor frutifique em AJUDA para quem precisa. Não despreze ninguém, não julgue ninguém, não queira ser maior do que ninguém, seja humilde e sirva com alegria.

Na Liturgia...
A própria liturgia é para nós o grande gesto de amor de Deus para conosco. Diz a Sagrada Escritura que: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. Cada liturgia é momento de vivermos esta realidade: Jesus Cristo nos amando e dando a vida por nós. Seja você também um discípulo de Jesus Cristo pra amar o mundo e todas as pessoas. O grande gesto de amor da Liturgia é a Eucaristia. Que cada vez que você comungar você renove o amor de Deus em sua vida. Rezar junto, cantar junto, escutar junto, vivermos todos unidos na celebração é um grande gesto de amor. Ame sem cessar.

Segue a Oração Final !

Nenhum comentário: