sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Outubro 2012 Primeiro Encontro com Coroinhas


Outubro de 2012

Olá. Lembramos que estes dois encontros aqui propostos devem começar com a Oração Inicial. Bom encontro!

Primeiro Encontro

O gênio e as rosas
Todos conhecemos muitas histórias e piadas de gênios da lâmpada. Essa é uma parábola interessante sobre um gênio extravagante. Em uma casa, encontravam-se três amigos. Eles eram muito diferentes um do outro, com personalidades fortes, mas gostavam de estar juntos, talvez porque se complementassem. Um era muito generoso, o outro era muito ingrato e o último era um conformado.
Quando viram o gênio, todos ficaram animados. Lembravam-se das histórias de criança, nas quais o gênio sempre realizava três desejos. Imediatamente um deles perguntou: - Gênio, o que você nos traz?
- Rosas! - disse o gênio.
Abriu os braços e apareceram três belos buquês de rosas. Entregou um para cada homem e logo desapareceu. Os amigos olhavam, um para o outro, desapontados. Não compreenderam o presente. Não demorou para cada um tomar o seu rumo e deixar a casa.
O ingrato foi o primeiro a sair, maldizendo sua falta de sorte. A primeira vez que encontra um gênio e a única coisa que ganha é um buquê de rosas estúpidas. Jogou o buquê Ali mesmo no caminho.
O conformado, embora despontado com o presente, resolveu levar as flores para casa e as pôs num jarro.
O generoso, dono da casa, ficou feliz por ter encontrado um gênio e mais ainda por ter ganhado um presente. Saiu pela vizinhança distribuindo as rosas. Estava tão contente com a possibilidade de partilhar seu presente com os outros que nem percebeu que as rosas não terminavam. Quanto mais distribuía, mais rosas apareciam em seus braços. Depois de algumas horas, voltou para casa, com um buquê muito mais e belo e perfumado do que o original.
No dia seguinte, os amigos se reuniram e comentavam o que havia acontecido no dia anterior. Novamente o gênio aparece.
- O que deseja? - perguntou um dos amigos.
- Eu desejo que as rosas de vocês se transformem em ouro! - respondeu o gênio.
O homem generoso olhou para trás e viu a sua casa cheia de ouro. Sobre a mesa, sobre o armário, no quarto... Por todo lugar havia ouro.
O conformado, ao regressar para a sua casa, encontrou sobre a mesa um vaso cheio de ouro.
O ingrato até tentou voltar ao local onde havia jogado as rosas, mas ali não havia mais nada, alguém já tinha recolhido as rosas que se transformaram em ouro e ele ficou sem nada.

Para refletir
As rosas da parábola podem simbolizar várias coisas em nossa vida. São a amizade, o amor, a generosidade, as virtudes etc. Quando se trata desses belos gestos e sentimentos, quanto mais damos, mais recebemos em troca. O ingrato, que não valoriza seus amigos, sua família, seus dons, nunca vai desenvolvê-los. Vai acabar sem nada, solitário. O conformado, que não procura desenvolver seus dons, que não se preocupa em crescer, terá retribuição, mas sempre em pouca medida. Ficará nas relações superficiais, nas amizades formais. O generoso, no entanto, que não tem medo de entregar-se nas relações, que não tem medo de arriscar-se no aprimoramento de seus dons, que procura uma vida virtuosa, receberá tudo em dobro. Pense nisso e mude sua atitude.

Para discutir em grupos
Com qual dos três homens da parábola você mais se identifica? Por quê? Qual a importância que você dá para suas amizades, sua família, suas virtudes? Procura desenvolvê-las? Até que ponto você consegue se entregar no relacionamento e na ajuda ao próximo? Como você pode crescer nesse caminho?

Temas para serem trabalhados
Amizade, amor, doação, família, crescimento, partilha, generosidade, ingratidão, retribuição, relacionamentos, virtudes, aprendizagem.

Textos bíblicos que se referem ao tema
II Cor 8, 1-7 // Fl 2, 4-5 // Cl 3, 12-13 // 1Jo 4, 7-11 // At 20, 35

Aprofundando o Tema
Conformado, Ingrato e Generoso: Em qual destas três personalidades você se encaixa? E qual destas três personalidades seria o ideal para se viver? Diante desta história e dos atos que a ela se seguem devemos parar um pouco e olhar ao redor da nossa vida para percebermos como reagimos diante das coisas que se nos apresentam. Vamos falar a verdade: tem momentos em nossa vida que não conseguimos agir com generosidade e somos ingratos diante da situação. Sabe aquele dia que chove? Ao invés de agradecer a Deus pela chuva, reclamamos e pedimos para que pare de chover... quando não chove pedimos a chuva... se está frio pedimos calor... se está calor pedimos frio... ou seja, ainda falta muita generosidade e gratidão diante das coisas que acontecem conosco... saibamos reconhecer em tudo uma oportunidade de crescer e viver mais. Saibamos ser gratos por todas as coisas que acontecem conosco, pois, de tudo é possível tirar lições para a vida. Sejamos generosos também com os outros. Nem sempre vamos concordar com tudo, nem sempre vamos gostar de tudo, porém, o que não pode acontecer é tratarmos mal as pessoas ou com má educação... saibamos olhar pra Cristo e seguirmos seu exemplo.

Na Liturgia...
Será que na celebração da liturgia é possível encontrar momentos para vivermos a generosidade, o amor e a amizade? Vejamos: ao exercermos nosso ofício de coroinhas e acólitos já estamos vivendo esses três pontos. 1- vivemos o amor que faz com que cada um de nós se coloque a serviço da comunidade; 2- vivemos a amizade porque quanto mais estamos perto de Jesus mais estamos vivendo com ele uma amizade. Jesus quer ser nosso amigo, e quer que estejamos perto dele. Quando servimos o altar estamos bem perto de Jesus e vivemos nossa amizade com ele; 3- vivemos a generosidade na medida em que servimos com alegria. Ser generoso é servir, é confiar, é ter alegria. Também diante das pessoas: 1- seremos amigos daqueles que vêm participar da liturgia quando estivermos próximos a eles ajudando no que for preciso; 2- seremos amorosos com eles quando pudermos levar a palavra de Deus e a Eucaristia através dos nossos gestos de acolhida e alegria; 4- seremos generosos sempre que olharmos para todos como verdadeiros irmãos... ou seja... vimos que na liturgia é possível viver muito o amor, a amizade e a generosidade... sabemos que a missa deve ser continuada durante toda semana onde quer que vamos. Sendo assim, seja em casa, na escola, na rua e em todos os lugares que você vá nunca esqueça de ser verdadeiro amigo de todos, sendo generoso com todos e, enfim, vivendo o amor que Jesus pede a cada um de nós... não esqueça que a Igreja Católica é nossa grande família Cristã.

Segue a Oração Final !

Nenhum comentário: