quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coroinhas e Acólitos Novembro 2012 Segundo Encontro

Segundo Encontro
 Oração inicial

As pedras e o vaso
Muito incomodado com a falta de atenção doa alunos nas aulas, o professor Gilberto resolveu fazer  algo diferente naquela primeira aula depois das férias de inverno. Pegou um pote de aproximadamente 30 cm e pôs em cima da mesa. Depois pegou vários sacos que havia trazido, preparados especialmente para a aula. Eram vasos cheios de pedras de tamanhos diferentes. Pegou o saco com pedras maiores, abriu e encheu o pote com as poucas que couberam. Virou para a turma e perguntou: - E aí, o pote está cheio? Olharam para o pote com as pedras até a boca e gritaram concordando: - Sim! Seu Gilberto pegou então um saco com pedras pequenas, bem menores que as anteriores. Virou o saco dentro do pote e as pedras foram se acomodando em maio as pedras maiores. Perguntou novamente:- Agora sim o pote está cheio, não? Os mais desconfiados hesitaram por um instante, mas não podiam discordar, agora sim o pote está cheio. Neste momento, o professor pegou um saco com areia e despejou dentro do pote. A areia foi descendo aos poucos, tomando todos os espaços livres entre as pedras e o cascalho. Novamente o professor perguntou se o pote estava cheio. Alguns já riam sozinhos, outros tentavam entender o que o professor estava fazendo, mas ninguém podia negar: o pote estava cheio. - Será que está tão cheio que não podemos colocar mais nada aqui dentro? - perguntou o professor. Os alunos olharam atentamente e viram que a areia havia preenchido até os menores espaços que antes havia entre as pequenas pedras. Um grande grupo então respondeu: - Não, agora está completamente cheio! Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou a areia e coube toda dentro do pote.

Para refletir
O modo como você organiza seu tempo é uma interpretação para este texto. Sempre há espaço na sua agenda se você souber controlar bem seu tempo. O mais importante, porém, é ver o que priorizamos na vida. O que são pedras grandes, o que são pedras pequenas, o que é a areia e o que é a água. Se damos atenção demasiada a um problema ele pode se transformar de uma gota d’água em uma pedra enorme. Resolvendo uma coisa de cada vez, começando pelas maiores e depois indo para as pequenas, teremos muito mais êxito. Tudo é uma questão de ordem e prioridade, de disciplina. Dependendo da maneira como você colocar as pedras dentro do vaso, não conseguirá colocar todas no mesmo espaço. Tente fazer a mesma experiência começando pela água, depois a areia e depois as pedras. Não haverá espaço para as pedras maiores, assim também ocorre com nossos problemas, nossos compromissos... As pedras grandes são as coisas realmente importantes da vida; nosso crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se “aberto” para o novo, as demais coisas se ajustarão por si mesmo: seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres),
seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes nunca terão espaço em sua vida.

Para discutir
O que priorizo em minha vida? Como organizo meu tempo? Qual a importância que dou para família, amigos, o crescimento pessoal? Preocupo-me mais com eles ou com o trabalho, os problemas, as contas para pagar...? O que são as pedras grandes na minha vida (e as pequenas, a areia, a água)?

Temas para serem trabalhados
Organização, valores, disciplina, autocontrole, paciência, amizade, dedicação, atitudes saudáveis, crescimento humano, prioridades na vida, superação do problema.

Textos bíblicos  (Mt 6, 19-21 // Mt 13, 44 // Mt 19, 21 // Lc 6, 45 // Pr 16, 32 // Eclo 2, 2-3 // Gl 5, 22 // Jo 15, 14)

Aprofundamento do tema
Quantas vezes nós trocamos os valores do Reino de Deus, os valores da Igreja por outras coisas? Quantas pessoas faltam na missa por motivos, as vezes, insignificantes. Estamos vivendo o Ano da Fé, por isso, vamos fazer o exercício durante este tempo para que a Fé seja o Grande Valor da nossa vida; Você trocaria um baú cheio de ouro e de pedras preciosas por um baú de poeira? Com certeza não, né? O baú cheio de ouro e de pedras preciosas é a Igreja, é a Bíblia, é a Oração, as boas amizades, a catequese, a reunião de coroinhas e acólitos, tudo isso é o grande tesouro porque Jesus Cristo está no meio de nós quando nos reunimos. Não vamos mais trocar aquilo que vale muito por algo que não vale nada... seja capaz de deixar todas as outras coisas pra se encontrar com Jesus e aprender com ele a se dedicar mais para com os outros, a ter atitudes que geram vida para que possamos sempre crescer. Somente Jesus nos ensina como crescer e superar as dificuldades.

E na Liturgia
A liturgia é o nosso grande baú onde contêm as pedras mais preciosas: a Palavra e a Eucaristia! De fato, não existe nada maior que isso! Sobretudo a Eucaristia que é a presença de Deus em nosso meio. Mas tudo na liturgia é precioso: as pessoas que vão celebrar, todos que ajudam na liturgia, enfim, quando estamos celebrando a liturgia estamos realmente vivendo uma grande riqueza. Não perca essa oportunidade! Seja um católico verdadeiro que vive a maior riqueza do mundo: A presença real de Cristo.                                                                           
Segue a oração Final

Nenhum comentário: