quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Cuide-se... (Fábio Sejanoski)

Sim... cuide-se... isso é mais do que necessário!
Quantas vezes você já ouviu essa frase: “cuide-se”! E o que isso significa? E o que isso tem a ver com nossa espiritualidade, com nossa vida de cristãos, com nossa missão dentro da Igreja? Uma coisa é importante: se todos nós levássemos a sério essa frase, tanto quem a fala como quem a ouve, e a colocássemos em prática, quanta coisa de bom a mais estaria acontecendo em nossas vidas.
Indiscutivelmente tudo aquilo que acontece em nosso interior se reflete em nosso exterior, ou seja, minha vida espiritual, meu comportamento de cristão e minha missão serão reflexos da maneira como cuido minha vida. Se tomo os cuidados necessários para ter uma boa vida isso se refletirá em boas ações, em bons pensamentos, em frutos que ajudarão os outros e em conseqüência a mim mesmo. Sendo assim, diria que cuidar-se quer dizer prestar mais atenção nas coisas, perceber mais os detalhes que fazem a diferença e as coisas boas que possam existir em cada realidade onde comumente deixamos de perceber, deixamos de buscar... neste contexto eu gostaria de partilhar uma experiência: gosto muito de fotografar e me surpreendo sempre como que a partir de algo aparentemente sem nada de belo, é possível conseguir uma imagem diferente, que por sua vez se torna linda, perfeita, única... mas o que isso tem a ver com “cuidar-se”? Em nossa vida é preciso busque encontrar também os belos cartões postais escondidos dentro de nós e fazer destas belezas o nosso rosto... talvez ainda não encontraremos as belezas que desejamos ou da maneira como desejamos, mas com certeza poderemos fazer estas realidades se transformarem... será este nosso retrato... assim é que nos apresentaremos diante da vida... e de nós mesmos...
Essa reflexão sobre o cuidado da vida nos cabe porque já no começo deste mês de novembro celebramos o dia de Finados e o dia de Todos os Santos, isto é, sabemos que nossa vida acaba e que se faz necessário uma autêntica caminhada de santidade. Reflita sobre como você tem cuidado da sua vida e como tem trilhado este caminho de santidade. Além do mais queremos destacar neste mês a celebração da Padroeira do Paraná, N. Senhora do Rocio. O nome “Rocio” quer indicar que a presença de Nossa Senhora é como que refresco e reconforto, semelhante ao orvalho da manhã. Que Nossa Senhora do Rocio possa nos ajudar a cuidar da nossa vida, das nossas ações e intenções. Fiquem com Deus e cuidem-se.
(Texto elaborado por Fábio Sejanoski / sejanoski@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: