quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Conheça os Instutos Seculares

Os Institutos Seculares constituem-se de grupos de homens e/ou mulheres que se encontraram com Jesus Cristo e se apaixonaram por Ele. Querem viver e atualizar o mistério da vida e Ressurreição de Jesus. São chamados a uma plena e completa consagração a Deus vivida em pleno mundo, a partir de dentro do mundo e com os meios do mundo, como Jesus, em seus trinta primeiros anos, na família de Nazaré.
Sua consagração os impele a serem radicalmente fiéis ao Evangelho até as últimas conseqüências. Estar no mundo, como fermento e sal, com presença discreta, mas ativa e transformadora das pessoas e da realidade, constitui sua estratégia específica e privilegiada de evangelização.
A opção pela secularidade consagrada é fruto de resposta a um chamado divino, para contribuir para que o mundo venha a ser aquilo que Deus quer. É amar o mundo no lugar onde Deus os coloca, para transfigurá-lo a partir de dentro, com o testemunho de vida. É Evangelização a partir da presença nos meios familiares, sócio-políticos, culturais e profissionais, de acordo com a vocação pessoal, discernida à Luz do Evangelho e realidade em que vive.

Seculares Consagrados
A vocação dos Institutos Seculares é especial consagração vivida de maneira secular e vida plenamente secular, vivida de maneira consagrada. Os membros dos Institutos Seculares encontram no exercício profissional o meio de sobrevivência e o espaço de missão e de testemunho do Reino: consagram a secularidade! Vivem os conselhos evangélicos a partir de dentro do mundo: a consagração é secular! O Papa Paulo VI assim os define: “Pertenceis à Igreja a título especial, o vosso título de seculares consagrados”. Os membros dos institutos residem com suas famílias, sozinhos ou em pequenos grupos de pessoas que partilham ou não a mesma vocação.

Formação e Acompanhamento
A formação nos Institutos Seculares acontece com a pessoa convivendo em seu ambiente familiar, profissional e social, tendo encontros periódicos com seus formadores, além de encontros mensais e retiros do Instituto. Sua missão em meio ao mundo exige maturidade humana e evangélica, para ser testemunhas de Jesus Cristo e seu amor pela humanidade. Exige também o cultivo de intensa vida de oração litúrgica e pessoal, que deve desembocar na experiência pessoal de convivência íntima, com Aquele a quem escolhem como Único Amor e sentido absoluto de sua vida.

Unidade com a Igreja
Os consagrados seculares guardam discrição, e em alguns casos, sigilo sobre sua vocação, mas devem ter acompanhamento espiritual e levar ao conhecimento do Bispo a presença do Instituto na Diocese. Sua consagração os compromete com a Igreja e os faz sempre interessados e dispostos a conhecer, acolher e viver suas diretrizes e projetos de evangelização. Fazem isso como filhos que se colocam a serviço da mãe (=Igreja), sempre que puderem, de acordo com suas condições e necessidades de atuação. Normalmente o Instituto não governa a ação de seus membros e cada qual assume sua missão em caráter pessoal na Igreja.

Consagração
A consagração se expressa pela profissão dos conselhos evangélicos e é conseqüência da radial opção pelo seguimento a Jesus Cristo, que durante sua vida terrena teve Deus como único amor (=castidade), Deus foi seu único bem (=pobreza) e o fiel cumprimento da vontade do Pai foi sua única vontade (=obediência).

Conforme o Papa Pio XII em seu Motu Próprio “Primo Feliciter”, toda a vida dos membros dos Institutos Seculares deve ser convertida em apostolado, “que deve ser exercido, constante e santamente, por uma tal pureza de intenção, por uma tal intimidade com Deus, por um tal generoso esquecimento e abnegação de si próprio, por um tal amor das almas, que seja capaz de revelar o espírito interior que o anima e na mesma proporção o alimente e renove sem cessar”. Este apostolado “deve exercer-se fialmente não somente no mundo, mas de alguma sorte, a partir do mundo e, por conseqüência, por profissões e atividades, formas, lugares e circunstâncias correspondentes a essa condição secular”.

Informe-se
Ligue (42) 3228-8247
Iolanda


Conheça também o Instituto Franciscano SEARA
O Instituto Franciscano Seara não tem obras de apostolado. Sua obra é a obra de Jesus que através do Espírito Santo, continuamente faz frutificar no mundo as sementes da Redenção. Por isso, faz da própria realidade diária, matéria de consagração, elevando a Deus o mundo do trabalho, da política, a vida familiar, as amizades, a ocupação dos tempos livres, os interesses, angústias e necessidades daqueles com quem convive.

Moderadora Geral: Bernadete Nunes Gonçalves
Rua Afonso Ariano, 32
CEP 84010-216
TEL.: (42) 3224-9378

Eremitério Santa Clara
Estrada Rio Abaixo – Rincão
Caixa Postal 42
83190-000 Tijucas do Sul – PR
(41) 3695-1109

Assistente Espiritual Geral
Frei João Daniel Lovato OFMCap
Rua Alcides Munhoz, 190 – Mercês
Caixa Postal 18142
CEP 80811-970 Curitiba-PR(41) 3335-2323

Nenhum comentário: