domingo, 9 de dezembro de 2007

A Igreja de Jesus -- Pe. Evandro L. Braun

A Igreja de Jesus
Quantas maravilhas podemos perceber ao nosso redor! Quantas graças recebemos de Deus! Quantos desafios já fomos capazes de vencer! Não foram poucas as oportunidades que tivemos para demonstrar o quanto é precioso o Evangelho! Nossa vida se enche de gratidão e brota do nosso interior uma alegria divina!
Podemos comprovar muitas coisas bonitas feitas pela Igreja ao longo dos séculos e nos dias de hoje: quantas crianças cuidadas por irmãs, quantos velhinhos amparados pelas congregações religiosas; quantas pessoas que nos hospitais são atendidas e confortadas por religiosos e sacerdotes; muitos leigos e consagrados se dedicam, como Igreja, a servir e ajudar aqueles que se perderam no mundo das drogas e do álcool, e agora estão querendo mudar de vida. E também podemos ver que o anúncio do Evangelho tem dado segurança para muitas vidas. A celebração dos sacramentos tem sido grande luz para grande número de pessoas. E o testemunho da verdade? E o amor concreto vivido por inúmeros cristãos? E o trabalho voluntário e a oferta generosa que em tão grande escala acontece em tantos lugares? Como esquecer de tudo isso? A Igreja, em Cristo, continua forte, apesar da fraqueza de seus membros.
Olhando para a nossa pequenez de cristãos, mas considerando também todo o bem que é realizado pela Igreja, nos convencemos de uma força, uma luz, uma graça, um Deus amor que conduz os nossos passos. Não estamos sozinhos na peregrinação terrena!
Sabemos que somos pequenos e que nem sempre somos capazes de traduzir a verdade de Deus na vida. Encontramos em nossas comunidades tantos irmãos e irmãs, padres, religiosos, casados e solteiros que não testemunham a pessoa de Jesus. Não somos ingênuos para não perceber os limites que existem entre nós. Mas nós também sabemos reconhecer tanta coisa boa acontecendo, tanta beleza presente, tanto amor sendo concretizado, tanta ação de Deus se tornando real na vida de tantas pessoas. Nas mais simples e nas grandes comunidades cristãs, muita gente está doando sua vida com sinceridade, por amor. E tantas pessoas têm feito a experiência concreta da graça que vem de Deus. Tudo tem demonstrado que “Deus está no meio de nós”, como dizemos na missa. Por aquilo que vemos e também por tudo o que ainda somos chamados a viver, alimentamos a certeza de que “conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; seguí-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (Documento de Aparecida, n. 18).
Que o tempo de Natal nos ajude a crescer na humildade e nos disponha a saber ver não os limites das pessoas da Igreja, mas a maravilha que acontece no mundo por ação e vivência concreta do “povo que Deus convocou para si”.


PARA REFLETIR
1- O que você percebe de maravilhoso acontecendo no mundo por ação dos cristãos?
2- Cristo é a força da Igreja! Você o percebe presente?
3- O que posso fazer de concreto para ser mais sinal de Jesus para as pessoas?

Pe. Evandro L. Braun / evandrobraun@bol.com.br

Nenhum comentário: