quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Conheça os Instutos Seculares

Os Institutos Seculares constituem-se de grupos de homens e/ou mulheres que se encontraram com Jesus Cristo e se apaixonaram por Ele. Querem viver e atualizar o mistério da vida e Ressurreição de Jesus. São chamados a uma plena e completa consagração a Deus vivida em pleno mundo, a partir de dentro do mundo e com os meios do mundo, como Jesus, em seus trinta primeiros anos, na família de Nazaré.
Sua consagração os impele a serem radicalmente fiéis ao Evangelho até as últimas conseqüências. Estar no mundo, como fermento e sal, com presença discreta, mas ativa e transformadora das pessoas e da realidade, constitui sua estratégia específica e privilegiada de evangelização.
A opção pela secularidade consagrada é fruto de resposta a um chamado divino, para contribuir para que o mundo venha a ser aquilo que Deus quer. É amar o mundo no lugar onde Deus os coloca, para transfigurá-lo a partir de dentro, com o testemunho de vida. É Evangelização a partir da presença nos meios familiares, sócio-políticos, culturais e profissionais, de acordo com a vocação pessoal, discernida à Luz do Evangelho e realidade em que vive.

Seculares Consagrados
A vocação dos Institutos Seculares é especial consagração vivida de maneira secular e vida plenamente secular, vivida de maneira consagrada. Os membros dos Institutos Seculares encontram no exercício profissional o meio de sobrevivência e o espaço de missão e de testemunho do Reino: consagram a secularidade! Vivem os conselhos evangélicos a partir de dentro do mundo: a consagração é secular! O Papa Paulo VI assim os define: “Pertenceis à Igreja a título especial, o vosso título de seculares consagrados”. Os membros dos institutos residem com suas famílias, sozinhos ou em pequenos grupos de pessoas que partilham ou não a mesma vocação.

Formação e Acompanhamento
A formação nos Institutos Seculares acontece com a pessoa convivendo em seu ambiente familiar, profissional e social, tendo encontros periódicos com seus formadores, além de encontros mensais e retiros do Instituto. Sua missão em meio ao mundo exige maturidade humana e evangélica, para ser testemunhas de Jesus Cristo e seu amor pela humanidade. Exige também o cultivo de intensa vida de oração litúrgica e pessoal, que deve desembocar na experiência pessoal de convivência íntima, com Aquele a quem escolhem como Único Amor e sentido absoluto de sua vida.

Unidade com a Igreja
Os consagrados seculares guardam discrição, e em alguns casos, sigilo sobre sua vocação, mas devem ter acompanhamento espiritual e levar ao conhecimento do Bispo a presença do Instituto na Diocese. Sua consagração os compromete com a Igreja e os faz sempre interessados e dispostos a conhecer, acolher e viver suas diretrizes e projetos de evangelização. Fazem isso como filhos que se colocam a serviço da mãe (=Igreja), sempre que puderem, de acordo com suas condições e necessidades de atuação. Normalmente o Instituto não governa a ação de seus membros e cada qual assume sua missão em caráter pessoal na Igreja.

Consagração
A consagração se expressa pela profissão dos conselhos evangélicos e é conseqüência da radial opção pelo seguimento a Jesus Cristo, que durante sua vida terrena teve Deus como único amor (=castidade), Deus foi seu único bem (=pobreza) e o fiel cumprimento da vontade do Pai foi sua única vontade (=obediência).

Conforme o Papa Pio XII em seu Motu Próprio “Primo Feliciter”, toda a vida dos membros dos Institutos Seculares deve ser convertida em apostolado, “que deve ser exercido, constante e santamente, por uma tal pureza de intenção, por uma tal intimidade com Deus, por um tal generoso esquecimento e abnegação de si próprio, por um tal amor das almas, que seja capaz de revelar o espírito interior que o anima e na mesma proporção o alimente e renove sem cessar”. Este apostolado “deve exercer-se fialmente não somente no mundo, mas de alguma sorte, a partir do mundo e, por conseqüência, por profissões e atividades, formas, lugares e circunstâncias correspondentes a essa condição secular”.

Informe-se
Ligue (42) 3228-8247
Iolanda


Conheça também o Instituto Franciscano SEARA
O Instituto Franciscano Seara não tem obras de apostolado. Sua obra é a obra de Jesus que através do Espírito Santo, continuamente faz frutificar no mundo as sementes da Redenção. Por isso, faz da própria realidade diária, matéria de consagração, elevando a Deus o mundo do trabalho, da política, a vida familiar, as amizades, a ocupação dos tempos livres, os interesses, angústias e necessidades daqueles com quem convive.

Moderadora Geral: Bernadete Nunes Gonçalves
Rua Afonso Ariano, 32
CEP 84010-216
TEL.: (42) 3224-9378

Eremitério Santa Clara
Estrada Rio Abaixo – Rincão
Caixa Postal 42
83190-000 Tijucas do Sul – PR
(41) 3695-1109

Assistente Espiritual Geral
Frei João Daniel Lovato OFMCap
Rua Alcides Munhoz, 190 – Mercês
Caixa Postal 18142
CEP 80811-970 Curitiba-PR(41) 3335-2323

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Vida de Discípulo (Pe. Evandro L. Braun)

Conhecemos e ouvimos falar de pessoas famosas. Muitos homens e mulheres fazem sucesso na televisão, são reconhecidos por seus escritos, alguns se destacam pelos títulos recebidos ou pela posição social que ocupam. Mesmo na Igreja conhecemos pessoas que se sobressaem. Ficamos felizes com todos estes que foram agraciados e se esforçaram e, por isso, podem ser reconhecidos.
Nós, porém, somos pessoas muito simples, que dedicamos nossa vida a Deus no serviço aos irmãos. Tantas senhoras ocupam o dia todo arrumando a casa, lavando a roupa e fazendo a refeição para os seus familiares. Tantos homens gastam a sua vida cuidando da lavoura de onde vem o nosso sustento. Tantos jovens, senhores e senhoras se dedicam sem reservas nos trabalhos das pequenas e grandes empresas de nossas cidades. E tantos outros estão procurando um trabalho digno. E quantos são os que se dedicam a bordar, fazer crochê, pintar. São muitos os que gastam a vida ajudando os outros.
Quando escuto as pessoas e quando visito as famílias fico impressionado com tanta coisa maravilhosa. As pessoas lutam, sofrem, mas são cheias de esperança. Tanta gente boa não se cansa de amar do jeito de Jesus. Nossas comunidades estão cheias de pessoas que têm um coração grande e que são verdadeiros sinais de Deus.
No meio de um mundo de tanta injustiça, violência, discriminação, pecado, insegurança... encontramos pessoas sérias, dedicadas, fraternas. Acredito que você, amado leitor, é uma delas.
Na simplicidade podemos revelar que somos discípulos de Jesus. Não importa se lavamos pratos, fabricamos móveis, cultivamos a terra ou ensinamos as crianças. Interessa sim o amor com que fazemos cada coisa.
Talvez seja importante questionar: Por que trabalhamos? Por que nos dedicamos nos ministérios e serviços de nossa comunidade? Tomara que tudo seja fruto de uma resposta de amor, de uma adesão a Jesus que nos chama pelo nome para ser seus discípulos. E o discípulo do Senhor ama, se compadece, serve, dá a vida.
Somos discípulos de Jesus. “Na convivência cotidiana com Jesus..., os discípulos logo descobrem duas coisas bem originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre, foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo, mas para Alguém, escolhidos para se vincularem intimamente à pessoa dele”(Documento de Aparecida, n. 131).
Somos escolhidos “por” e “para” Jesus. Que nossas atitudes, nossos serviços na Igreja e nossos trabalhos no mundo, por mais que sejam humildes afazeres, sejam expressão de que somos discípulos de Jesus!
(Texto elaborado por Pe. Evandro L. Braun / evandrobraun@bol.com.br)

Cuide-se... (Fábio Sejanoski)

Sim... cuide-se... isso é mais do que necessário!
Quantas vezes você já ouviu essa frase: “cuide-se”! E o que isso significa? E o que isso tem a ver com nossa espiritualidade, com nossa vida de cristãos, com nossa missão dentro da Igreja? Uma coisa é importante: se todos nós levássemos a sério essa frase, tanto quem a fala como quem a ouve, e a colocássemos em prática, quanta coisa de bom a mais estaria acontecendo em nossas vidas.
Indiscutivelmente tudo aquilo que acontece em nosso interior se reflete em nosso exterior, ou seja, minha vida espiritual, meu comportamento de cristão e minha missão serão reflexos da maneira como cuido minha vida. Se tomo os cuidados necessários para ter uma boa vida isso se refletirá em boas ações, em bons pensamentos, em frutos que ajudarão os outros e em conseqüência a mim mesmo. Sendo assim, diria que cuidar-se quer dizer prestar mais atenção nas coisas, perceber mais os detalhes que fazem a diferença e as coisas boas que possam existir em cada realidade onde comumente deixamos de perceber, deixamos de buscar... neste contexto eu gostaria de partilhar uma experiência: gosto muito de fotografar e me surpreendo sempre como que a partir de algo aparentemente sem nada de belo, é possível conseguir uma imagem diferente, que por sua vez se torna linda, perfeita, única... mas o que isso tem a ver com “cuidar-se”? Em nossa vida é preciso busque encontrar também os belos cartões postais escondidos dentro de nós e fazer destas belezas o nosso rosto... talvez ainda não encontraremos as belezas que desejamos ou da maneira como desejamos, mas com certeza poderemos fazer estas realidades se transformarem... será este nosso retrato... assim é que nos apresentaremos diante da vida... e de nós mesmos...
Essa reflexão sobre o cuidado da vida nos cabe porque já no começo deste mês de novembro celebramos o dia de Finados e o dia de Todos os Santos, isto é, sabemos que nossa vida acaba e que se faz necessário uma autêntica caminhada de santidade. Reflita sobre como você tem cuidado da sua vida e como tem trilhado este caminho de santidade. Além do mais queremos destacar neste mês a celebração da Padroeira do Paraná, N. Senhora do Rocio. O nome “Rocio” quer indicar que a presença de Nossa Senhora é como que refresco e reconforto, semelhante ao orvalho da manhã. Que Nossa Senhora do Rocio possa nos ajudar a cuidar da nossa vida, das nossas ações e intenções. Fiquem com Deus e cuidem-se.
(Texto elaborado por Fábio Sejanoski / sejanoski@yahoo.com.br)

Esperança e paz (Adriano Freitas)

Na oração do Rosário encontramos a verdadeira solução para os problemas modernos, sejam eles particulares ou públicos. Com esta oração tão simples e acessível a todos surge uma esperança que nos impulsiona sempre mais a viver o Evangelho que meditamos ao rezar.
Da mesma forma, porque consiste na contemplação do rosto de Cristo, a oração do terço é orientada para a paz. Vivemos aspirando por ela... nesta esperança... paz mesmo contemplando o rosto de Cristo nos irmãos que mais sofrem, em diversas situações carregadas de tristeza e dor. Sentimos o desejo de acolher, defender e promover a vida, nos preocupamos com o sofrimento das pessoas e, é claro, não podemos mudar suas vidas, mas estamos vivendo o Evangelho, e o pouco de nós que podemos dar nos fará felizes; nos dará forças para amar mais. Essa paz que vem de Jesus e, que Maria nos ajuda a buscá-la, deveria sempre ser sonhada e buscada com toda a família. Isso para fazer que a família seja sempre unida e permaneça, compreendendo aqui uma das finalidades do nosso manual das capelinhas: “a família que reza unida, permanece unida”.
Você Zelador(a) que é pai, mãe, é chamado a tornar eficaz essa ação de Deus através das capelinhas. Primeiro começa em casa, na nossa casa e também sendo esse sinal para os outros. Para que quem vê de fora olhe que há algo diferente, que é a paz, a alegria do Senhor que brota nos corações.
(Texto elaborado por Adriano Freitas)

Testemunho Vocacional

Sou de uma família simples e humilde de dois irmãos, nasci em uma comunidade pequenina no interior da cidade de Reserva, onde desde muito cedo sempre ajudei meus pais no trabalho da roça, e foi com eles que aprendi a fazer muitas coisas. Meus pais sempre foram participantes da comunidade antes mesmo de se casarem, porém, mesmo sendo de uma família religiosa nunca pensava em ser padre, aliás, nem sabia o que era um seminário. Meu maior sonho era ser motorista de caminhão, queria conhecer o Brasil. Passado um tempo, comecei a ajudar como coroinha, e lá no grupo de coroinhas havia um amigo meu que também ajudava. E foi esse meu amigo que me convidou para ir conhecer o seminário, pois ele queria ir mas não tinha quem fosse com ele. Aí, mesmo nunca tendo pensado em ser Padre fui junto com ele. Ao final de todos os encontros daquele ano, eu decidi que gostaria de entrar no seminário, meu amigo porém não quis! Hoje sou muito grato a Deus por ter colocado esse instrumento em minha vida. Passados oito anos de seminário hoje digo que sou muito feliz em responder a minha vocação.
Osmar Mackeivicz

Cartas dos Zeladores

Queremos fazer o Jornalzinho “Zeladores Zelando” sempre mais com a sua participação, e já vamos publicar duas cartas que recebemos com dois testemunhos muito bonitos:

Anunciar com Maria
Anunciar é o grande desafio; é levar a boa nova do Evangelho a toda criatura. Não basta ter coragem! Sem oração nada conseguimos. Rezar o Santo Rosário é a âncora que sustenta nossa jornada. Coloquemos os dons que o Espírito Santo nos dá a serviço de todos. Somos operários, mensageiros levando a Palavra de Deus aos irmãos, orientando, partilhando nossos dons que nos levam a criar na família um ambiente favorável e propício desabrochar e desenvolver das vocações. Família, berço de vocações, sejam elas bem estruturadas onde se vive o amor fraterno cujo alicerce é a oração. A terra fértil está preparada para receber a semente, mas, não basta semear! É preciso alimentá-las, regá-las com a água do amor e oração para que elas não se percam e não morram. A semente caindo em terra fértil germinará e produzirá muitas e santas vocações, em especial as vocações consagradas. Devemos apoiar material e espiritualmente o presbítero na realização de sua vocação. Seguir os passos de Maria, perseverante na fé e na oração, pois ela nos ensina a amar e servir. Sobe as montanhas, vai à casa de Isabel, leva em seu seio o Evangelho vivo, Jesus Cristo. O(a) Zelador(a) vai ao encontro das famílias, leva a capelinha com a imagem da Virgem, quem acolhe Maria, acolhe Jesus. Devemos criar nas famílias um ambiente favorável e propício onde a semente germinará e produzirá muitas e santas vocações. Dizia o apóstolo Paulo, nós somos aquilo que fazemos e não o que dizemos. Zelador(a), siga a Estrela que brilha e conduz: Maria!
(Texto escrito por Oracília Delgabo – de Ponta Grossa).

Você quer ter paz? Reze o terço todos os dias
Minha vida mudou. Hoje tenho paz! Antes, minha vida era um sofrimento de perturbações e confusão. Depois que recebi a capelinha em casa comecei a rezar o terço todos os dias, minha vida mudou. Hoje tenho paz! No mundo de hoje, quanta gente acaba perdendo a esperança só porque não reza! A você que agora lê estas linhas e talvez esteja passando por dificuldades, aflições, ou momentos de perturbação, venho fazer um convite: Reze o terço e você encontrará a paz. Então você poderá comprovar como é verdadeira a promessa de Jesus Cristo: “Tudo quanto pedirdes orando, crede que o recebereis e o obtereis” (Mc 11, 24).
(Texto escrito por Misael Domingos – de Imbaú)

Mãe Peregrina

A Capelinha da Mãe Peregrina em 1998 foi benzida pelo então Bispo da Diocese de Ponta Grossa Dom João Braz de Aviz com o objetivo de ser um elo de ligação e união entre todos os Coordenadores Paroquiais e Zeladores de Capelinhas da Diocese. Esta capelinha percorria as casas de Coordenadores e Zeladores e estava sempre presente nos grandes eventos do Movimento das Capelinhas. A partir deste mês de Novembro de 2007 a capelinha iniciou sua peregrinação pela diocese conforme trajeto combinado na Formação para Coordenadores Paroquiais realizada em Outubro. Tem como objetivo principal Anunciar e Preparar o Congresso Diocesano do Movimento das Capelinhas que acontecerá em Outubro de 2008. Durante estes 12 meses todos serão convidados a se prepararem para este Congresso, rezando com a Mãe Peregrina a seguinte oração:

Oração em preparação para o Congresso Diocesano do Movimento das Capelinhas

Ó Pai, de quem todo Amor procede, olhai com carinho para cada um de nós nesta preparação para o Congresso Diocesano do Movimento das Capelinhas. Concedei inúmeras graças a todas as pessoas que participarem.
Que nesta caminhada, contemplando o rosto de Jesus através de Maria, meditando os mistérios de nossa Redenção, o desejo de seguir Teu Filho floresça em nós a cada dia com mais vigor.
Desejamos ardentemente que não faltem operários para a Vossa vinha, que carece de pessoas corajosas para testemunhar Teu amor no serviço ao próximo, por meio de uma vocação. Por isso, rezamos para que os jovens sejam iluminados. Despertai-os para o encontro com Cristo.
E a nós, dai-nos coragem para sermos verdadeiramente discípulos e missionários. Encorajai-nos na missão para sermos evangelizadores e mostrar Jesus às pessoas que desejam vê-lo. Que as pedras não sejam obstáculos, mas estímulos, para fazermos deste Congresso um momento de renovação.
E sendo assim, que Maria, Mãe da Divina Graça, a Mãe Peregrina, ensine-nos na simplicidade, a dizer SIM e a confiar no Teu Amor Providente. Pedimos a Vós, ó Pai, em Jesus seu Filho, no Espírito Santo.
Amém