segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O que é que permanece? (Fábio Sejanoski)

“É como a chuva que lava... é como o fogo que arrasa... Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal”.
Estamos em Setembro, mês tão bonito dedicado com maior atenção à Palavra de Deus. Queremos meditar um pouco sobre como esta Palavra tem refletido na vida de cada um de nós... Sabemos que muitas coisas hoje em dia nos influenciam. Uma pessoa ao passar por nossa vida deixa marcas, deixa sinais... uma notícia, seja ouvida com atenção ou ouvida rapidamente, nos influencia... um filme que assistimos, uma música que ouvimos, uma situação que vivemos... tudo isso passa por nós e nos causa algo... causa uma conseqüência... as vezes pode ser pequena, as vezes grande demais... as vezes positiva, as vezes negativa... as vezes por alguns momentos, as vezes por toda a vida... é assim que somos! É claro que depende muito de cada um de se deixar influenciar ou não... somos livres e conscientes para permitirmos ou não tal acontecimento. Mas somente este fato de termos que decidir em permitir ou não, já é uma conseqüência, uma marca, um sinal que levamos em nossa vida. Mais uma experiência.
Mas parece que nem sempre a Palavra de Deus tem essa mesma força em nossa vida. Temos contato com a Palavra praticamente todos os dias, seja direta ou indiretamente. E o que isso significa? O que isso muda em nossa vida? Deus é uma pessoa... Deus anuncia algo para nós... Deus é uma história acontecida e que continua acontecendo em nossa vida... Deus é uma cantiga alegre aos nossos ouvidos e que age nas mais diversas situações por mais pequenas que sejam. Damos a mesma força de influência em nossa vida para a Palavra de Deus, assim como acontece com outras coisas?
Tenha certeza que as conseqüências deixadas pela Palavra de Deus, quando assumida de forma concreta e coerente, farão um bem enorme a você.
E entre tantas coisas boas que Deus te oferece em Sua Palavra, está a oportunidade de questionar-se e de responder à vocação para a qual você é chamado.
Eis que acabamos de celebrar o mês vocacional, onde refletimos sobre a vocação ao Sacerdócio, a da Família, a de ser Religioso(a) e a de ser um grande Leigo Evangelizador... Agora pergunte-se para qual destas vocações Deus te chama e aproveite este mês para que à Luz da Palavra de Deus você possa descobrir o seu caminho... Não tenha medo de responder! Seja qual for a resposta, o importante é responder!
“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor, Luz para o meu caminho”.
Que a Palavra de Deus faça parte da sua vida a ponto de se estabelecer e predominar diante de toda e qualquer outra situação...
(texto escrito pelo Seminarista Fábio Sejanoski - sejanoski@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: