segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Contemplar a Vocação com Maria

Contemplar a Vocação com Maria
É com muita alegria, que partir deste mês de outubro estaremos juntos em mais este meio de reflexão para aprofundarmos nossa caminhada de SAV.
Neste mês a Igreja comemora o mês do rosário nas famílias. Mas antes de entramos nesse assunto, gostaríamos de tratar primeiro com vocês dessa pequena pergunta que tem muito valor para cada um de nós: como estamos cultivando a nossa vocação?
É uma pergunta simples, que parece boba, que poderíamos responder com respostas rápidas e significativas. Mas, estamos deixando o chamado de Deus frutificar em nossas vidas? Ou, estamos fechados à voz de Deus que nos chama?
Convidamos a todos para olharmos a vida de Maria, ela que foi a primeira cristã, foi corajosa por demais ao dizer o seu SIM. Portanto, peçamos o seu auxílio, para que aprendamos dela a sermos fiéis ao chamado de Deus. Sendo assim, podemos iniciar esse nosso exercício REZANDO, pedindo a ajuda de Deus para podermos colocar em prática aquilo que Ele pensou para a nossa vida.
A vida de Maria que contemplamos ao longo dos mistérios do Rosário são sinais evidentes de vocação. Através dos Mistérios do Santo Rosário podemos aprender de Maria, pois ela foi fiel a sua vocação e através de sua vida manifesta para nós a alegria de ser escolhida para ser a mãe de Jesus. Também podemos perceber quantas dificuldades que ela enfrentou, quantas tristezas, quantas dores ela passou, pois ela também teve de carregar a sua cruz. Maria não ficou abatida, pois Deus revelava a ela o Seu plano de amor, manifestando a sua luz. Mostrou a grandiosidade do Seu Reino, até chegar à revelação plena de Seu projeto, quando ela foi coroada como Rainha do Céu e da Terra.
Toda essa realidade foi possível na vida de Maria por causa do seu SIM. E agora também nós somos convidados a fazer o mesmo caminho, somos convidados a cultivar nossa vocação, confiando em Deus, apesar de nossas cruzes, para que possamos receber de Deus a gloriosa recompensa, por termos sido fiéis ao Seu projeto de amor.
Portanto, que este mês de outubro, mês do rosário, possa ser um momento oportuno para reavivarmos a nossa vocação, rezando juntos o Santo Rosário em família pedindo as graças necessárias para Deus na nossa caminhada vocacional. Faça o convite em sua comunidade, em sua paróquia ou em qualquer lugar que esteja para que as famílias também rezem o Rosário durante este mês principalmente pelas vocações missionárias, já que também outubro é o mês das Missões, mas também rezem pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas. Lembrem-se com muito carinho das crianças e rezem pela descoberta da sua vocação, pois “vocação acertada é futuro feliz”.
(texto escrito pelos seminaristas Jorge A. S. Chuchene e Ricardo Barbieri - Seminário Diocesano São José - Filosofia)

Nenhum comentário: