segunda-feira, 10 de novembro de 2008

SAV - por Padre Valdeslei Sviercoski

Encerrou-se uma fase, na história da Pastoral Vocacional. Todavia, “quando se fecha uma porta, abre-se um portão”, diz um provérbio popular italiano, onde “portão” está indicando a porta de uma grande casa ou de um lugar importante, como uma igreja, ou de um acontecimento particular, como foi a porta santa do jubileu do ano 2000.
Acreditamos que, de alguma forma, esse ditado popular, no qual se pode reconhecer uma sabedoria ou um otimismo das antigas origens cristãs, expresse também a passagem estratégica, sem dúvida, de uma época que a pastoral vocacional se apressa em fazer, ou pelo menos tem diante de si.
Sobretudo, no sentido de transição de uma animação vocacional em função de um ministério específico para uma animação vocacional a serviço de todas as vocações na Igreja, oferecida a todos, e durante todas as fases da vida.
Como imaginar, hoje, no terceiro milênio, uma animação vocacional aberta ao futuro? Precisamos, de um agir que “abra mais portões”, de um serviço mais amplo para a Igreja: que entenda vocação como realizar o projeto de Deus e ser feliz na vida; encontrar o caminho verdadeiro que torne a pessoa mais feliz.
Por isso, depois de 2003, com o II Ano Vocacional do Brasil, convencionou-se chamar SAV (Serviço de Animação Vocacional) que é um agir mais amplo promovendo a vida como um todo e os valores do evangelho. Neste serviço se incluiu a Pastoral Vocacional que visa despertar vocações a vida sacerdotal e religiosa, mas também aos vários ministérios leigos.
Dentro do SAV a Pastoral Vocacional é um grande desafio para a Igreja. Dinamizar essa Igreja para que toda ela seja agente vocacional é um desafio maior ainda. É a Pastoral Vocacional que auxilia cada cristão a assumir o seu lugar na Igreja, por isso, ela só tem sentido dentro de uma visão orgânica.
Quando falamos de Pastoral Vocacional nos referimos ao trabalho pastoral para orientar o batizado na sua opção cristã, apostólica, mediante uma fé adulta, de tal modo que expresse o seu serviço ministerial, dentro das várias atividades da Igreja como: sacerdote, religioso, ou leigo, assumindo um ministério específico.
O SAV é uma ação permanente e orgânica, que torna visível a dimensão vocacional em todos os campos da vida da Igreja: catequese, juventude, adolescente, família, liturgia; Ela deve ter em vista a Igreja Diocesana e Universal, onde todos os carismas têm espaço para sua expressão. É uma ação específica dentro da Diocese, que deve ser planejada em todos os níveis: Diocese, Setor, Paróquia, Pequenos Grupos, Família, etc., favorecendo a integração de forças e recursos, garantindo os melhores processos para o despertar, para a seleção e o cultivo das vocações eclesiais.

(texto escrito pelo Padre Valdeslei Sviercoski - Assessor do SAV do Reginal Sul II, Coordenador Diocesano do SAV e Reitor do Seminário Diocesano de Teologia )

Nenhum comentário: