segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Espiritualidade

A vivência de uma espiritualidade deve nos levar a descobrir que Deus caminha junto conosco, ao nosso lado, como fez o Povo de Israel, os discípulos e a Igreja dos primeiros cristãos.
Inúmeras passagens bíblicas retratam isto. No Êxodo Deus se fazia presente junto de seu povo: “IAHWEH ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho, e de noite numa coluna de fogo para alumiá-los, a fim de que pudessem caminhar de dia e de noite.” (Ex 13, 21)
Davi também tinha certeza dessa presença de Deus ao seu lado, “Então o Rei Davi entrou e ficou diante de IAHWEH”. (2Sm 7, 18).
No Novo Testamento Jesus é quem caminha com seu povo, vai ao encontro dele por povoados e regiões, fazendo o bem, curando doentes, anunciando o Reino de Deus (Mt 4, 23).
Os sinais que Cristo operava na vida daquelas pessoas permitiam que elas sentissem realmente a chegada do Reino de Deus, recuperando sua dignidade, saindo da margem...
Os Apóstolos por inúmeras vezes entendiam o caminho de Jesus de uma forma diferente, destoando suas palavras das do Mestre. “os discípulos Tiago e João disseram: ‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?’ Ele, porém, voltou-se e os repreendeu.” (Lc 9, 54s)
Em outra passagem Pedro leva uma reprimenda ainda maior: “Afasta-te de mim Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas dos homens” (Mt 16, 23).
Porém, mesmo diante de todas as situações de engano, de rumo errôneo tomado por parte de seus discípulos, de seu povo, o Senhor não deixa de estar com ele.
Na passagem de Emaús (Lc 24, 13 – 35), os dois discípulos estão em um caminho contrário e mesmo assim Jesus está ao lado deles, e com amor explica-lhes as Escrituras de tal forma que arde o coração de cada um deles.
Na vida da Igreja Cristo é o centro. Ele é encontrado no meio da comunidade, perseguir os cristãos é perseguir o Cristo. “‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Saulo perguntou: ‘Quem és tu, Senhor?’ A voz respondeu: ‘Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo’” (At 9, 4s).
Hoje na Comunidade Eclesial somos todos chamados a estar a caminho, vivenciando a presença de Cristo.
O Serviço de Animação Vocacional está em profunda consonância com a espiritualidade do caminhar. Jesus convoca cada um de nós a estar disposto a segui-lo e assim, pelo testemunho mais que pelas palavras, ser sinal do amor misericordioso de Deus que passa no meio dos homens e os convoca a colocarem-se a caminho anunciando o Reino de Deus.
Esse anúncio se dá pela vivência da vocação à qual cada um é chamado. E cabe ao Animador Vocacional ajudar as pessoas a descobrirem sua vocação na Igreja, seja ela qual for. Mas para que isso aconteça é necessário que o Animador Vocacional tenha em si um profundo amor à Cristo e à sua Igreja, cultivando uma espiritualidade que seja uma experiência real de encontro e seguimento de Cristo.
(texto escrito pelo seminarista Athanagildo Vaz Neto do Seminário Diocesano São João Maria Vianney - Teologia)

Nenhum comentário: