terça-feira, 28 de abril de 2009

Compromisso de Oração

Nossa vocação primordial, a partir do batismo, é a santidade de vida. Mas não podemos deixar de valorizar as vocações específicas. Todos somos chamados a testemunhar Jesus, cada um num caminho bem próprio. Entre as vocações de especial consagração se destacam o sacerdócio e a vida religiosa.
O papa Bento XVI escreveu a Mensagem para o 46º dia mundial de oração pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, que acontece no dia 3 de maio de 2009. Este texto tem como tema “A confiança na iniciativa de Deus e a resposta humana”. Poderíamos destacar algumas frases da mensagem do papa para a nossa reflexão. Vale a pena considerar esta constatação feliz: “no decorrer dos séculos, respondendo à vocação do Senhor e dóceis à ação do Espírito Santo, fileiras inumeráveis de presbíteros e pessoas consagradas puseram-se ao serviço total do Evangelho na Igreja. Demos graças ao Senhor, que continua hoje também a convocar trabalhadores para a sua vinha”.
Mais a frente o papa nos lembra da nossa responsabilidade de cristãos, discípulos e missionários a serviço da vida. Trata-se da necessidade de se rezar pelas vocações: “o nosso primeiro dever é manter viva, através de uma oração incessante, esta invocação da iniciativa divina nas famílias e nas paróquias, nos movimentos e nas associações empenhados no apostolado, nas comunidades religiosas e em todas as articulações da vida diocesana. Devemos rezar para que todo o povo cristão cresça na confiança em Deus, sabendo que o «Senhor da messe» não cessa de pedir a alguns que livremente disponibilizem a sua existência para colaborar mais intimamente com Ele na obra da salvação”.
Sabemos das inúmeras necessidades da Igreja e, por isso não podemos deixar de elevar nossa prece ao Senhor da Messe para que envie operários para a sua messe. Certamente seria interessante que na sua comunidade mais padres e religiosos estivessem colocando a sua vida a serviço e dando testemunho de Cristo. Rezemos também para que os chamados sejam fiéis à sua vocação. O papa destaca as exigências para aqueles que são chamados: “escuta atenta e prudente discernimento, generosa e pronta adesão ao projeto divino, sério aprofundamento do que é próprio da vocação sacerdotal e religiosa para lhe corresponder de modo responsável e convicto”. Nosso compromisso é rezar pelos sacerdotes, religiosos, seminaristas e candidatos à vida consagrada. Rezemos ainda para que muitos jovens, fazendo a experiência do chamado de Deus para o sacerdócio e a vida religiosa, sejam capazes de dizer um sim generoso.
Pe. Evandro Luis Braun
E-mail: evandrobraun@bol.com.br

Nenhum comentário: