terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SAV e Espiritualidade (Athanagildo Vaz Neto*)

A Espiritualidade deve nos levar a perceber que Deus caminha conosco, mas o caminho é de seguimento. A espiritualidade do Animador e da Animadora Vocacional é a Espiritualidade do Seguimento.
Por ser uma experiência de seguimento de uma pessoa concreta – Jesus Cristo –, a espiritualidade é algo que pode e deve ser comunicada, “André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Encontra primeiramente seu próprio irmão Simão e lhe diz: ‘Encontramos o Messias’. Ele o conduziu a Jesus”. (Jo 1, 40-42b.).
O Espírito Santo desperta e faz com que cada um de nós perceba a graça de Deus em nossa vida. “Recebemos o Espírito que vem de Deus é para reconhecermos os dons da graça de Deus” (1Cor 2, 12)
Precisamos estar atentos à inspiração do Espírito, pois é o Ele quem suscita a maneira de seguir a Cristo. O seguimento é dom, é graça. E somos chamados a não “descuidar do dom da graça que está em nós” (1 Tm 4, 14).
Realmente é o Espírito quem nos leva a testemunhar Jesus. É só relembramos a pregação de Pedro no capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos. Um anúncio que foi extremamente profícuo para a Igreja nascente.
Portanto é uma experiência de testemunho que suscita entusiasmo, adesão ao mistério e provoca uma profunda transformação no modo de ser e de viver das pessoas. Isso mostra que a espiritualidade não é uma coisa abstrata, mas algo concreto, que está presente na vida de quem realmente está disposto a se comprometer com o Reino de Deus e com sua construção.
O que importa é deixar-se conduzir pelo Espírito e acreditar que Ele é vida e que é capaz de nos dar a vida plena que tanto almejamos. Por causa dessa fé no Espírito de Deus que habita em nós, nunca poderemos nos desesperar e nunca perderemos a esperança, pois sabemos que a ação do Espírito nos ajudará a superarmos toda e qualquer dificuldade.
O Animador e a Animadora Vocacional sabem que à frente deles vai sempre o Espírito de Deus, o qual é fonte de vida e o que “vem em auxílio à nossa fraqueza” (Rm 8, 26).

* Seminarista do 4º ano de Teologia e integrante do SAV Diocesano.
athana@terra.com.br

Nenhum comentário: