terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SAV e Vida Religiosa (Frei Wainer José de Queirós*)

O homem descobre Deus a cada dia e reconhece que é amado por Ele, sentindo seu coração ser preenchido por esse amor infinito. Diante de um amor tão grandioso brota o desejo de retribuir ao amor recebido de Deus. É dando sua resposta vocacional “sob a ação do Espírito Santo”. Então decide também amar.
A vocação do consagrado, isto é, dos religiosos e religiosas (da irmã, do irmão, do frei, da freira), nasce desse encontro com Deus e com Cristo. Cristo nos encanta de maneira tão profunda, que reconhecendo a grandeza e as maravilhas que Deus realiza em nós, não temos outra coisa a fazer senão aderir “só a Ele”. Penso que como o enamorado diz à amada, o consagrado diz ao Senhor: “você é minha vida”, o Senhor é nossa vida, ou como o salmista: “teu amor vale mais que a vida” (Sl 62). Aqui poderíamos lembrar a carta de Paulo aos Filipenses: “para mim, verdadeiramente, o viver é Cristo” (1, 21). O religioso, a religiosa (aquele que é consagrado a Deus), é chamado a configurar-se a Cristo, a realizar a exemplo de Cristo sua entrega total, sua doação amorosa. O configurar-se é a assimilação, a identificação vital a Cristo; imitar a Cristo de modo mais perfeito. E imitando a Cristo se dispõe a cumprir a vontade do Pai.
Quando abraçamos a vida religiosa, fazemos a nossa oferta total, ou seja, nos abandonamos nas mãos de Deus, “abandono ao Absoluto e abandono absoluto”. Através da fé nos confiamos a Deus e somos envolvidos por seu amor. O amor de Deus manifestado a nós nos ensina a purificar as nossas motivações não retas, não certas, para podermos nos dedicar totalmente ao que é agradável ao Senhor.
De forma simples viver a vida religiosa é viver só para Deus, servir a Deus, ter o coração voltado a Deus e desejar a honra e a glória de Deus e o bem dos irmãos.
E poderíamos nos perguntar: mas, o que tem a ver vida religiosa e SAV?
É muito simples, todos nós somos vocacionados, somos chamados a seguir Jesus Cristo de formas diferenciadas, e temos que fazer nossa opção vocacional, precisamos discernir. Ainda mais, depois de fazer nossa escolha, no caso de escolher vida religiosa, precisamos discernir a família religiosa (congregação) que iremos fazer parte: Franciscanos, Beneditinos, Dominicanos, Agostinianos... e diversas outras. Assim, o SAV nos ajuda a discernir nossa vocação, depois a escolher o seguimento que desejo e nós que já estamos na vida religiosa auxiliamos na formação da equipe do SAV e a outros vocacionados a fazerem sua escolha...
Entendemos que no seguimento de Jesus Cristo, ninguém caminha de forma isolada, “só, em seu canto”, caminhamos juntos com Cristo cumprindo a nossa missão fazendo a vontade de Deus.

* é Mestre de noviços da congregação dos Frades Menores Missionários
greniaw@hotmail.com

Nenhum comentário: