terça-feira, 27 de janeiro de 2009

EVANGELIZA - SAV (Ir. Iria Maria Walter*)

Iniciando a nossa conversa, por meio deste texto, primeiramente, propomos colocar-nos de comum acordo: O que é evangelizar?
É anunciar o Evangelho. Ser enviado para dizer uma Boa Notícia. É uma tarefa, uma vocação.
Quem chama e envia a pessoa é o próprio Deus. Ele deseja contar com o ser humano para tornar presente no mundo inteiro a sua Mensagem.
Toda pessoa é chamada para uma determinada tarefa, uma missão. É Deus quem toma a iniciativa de suscitar no coração humano o desejo de estar em comunhão com Deus, ouvir o chamado e dar uma resposta. É o amor de Deus que ama – “com amor te amei” (cf Jer 31,3), chama – “não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês” (cf Jo 15,16), consagra a criatura para uma missão e envia - “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinado-as a observar tudo o que ordenei a vocês” (cf Mt 28,19-20). É também o amor que faz dar resposta. O Criador e a criatura entram da dinâmica do amor, se comunicam de coração a coração e brota uma resposta.
Assim, o SAV é um grupo de pessoas, que sentem-se amados, escolhidos, consagrados para evangelizar, isto é, desempenhar uma tarefa. Mas qual é essa tarefa? A partir da própria experiência de ser chamado, feliz na sua resposta, sente-se convocada para partilhar sua vida, colaborando para que todas as pessoas descubram o amor de Deus em sua vida, encontrem seu lugar e um lugar na Comunidade, a partir da vivência do Batismo, proporcionando um ambiente que favoreça responder, como pessoa, criatura amada, a viver seu compromisso batismal onde estiver – “toda pessoa batizada é uma Missionária”. Deus, por meio do Espírito Santo, dá a cada ser humano os dons, isto é, um carisma particular para partilhar, para colocar a serviço da comunidade e tornar presente o “amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado” (cf Rom 5,5).
É o Batismo que nos une a Jesus Cristo, que também, batizado por João Batista, o amor Trinitário se manifestou e confirmou sua missão evangelizadora entre nós. Revela que o batismo de cada cristão é uma expressão do amor Trinitário, em que o Pai, por meio do Espírito Santo, anuncia aquele que é o Filho bem amado, testemunhando que a salvação é para todas os povos e para todos os tempos. Por isso, hoje, somos nós, como batizados pelo Espírito, que que somos filhos e filhas amados pelo Pai e testemunhar no mundo que a prática do da justiça e do amor se faz presente por meio de cada um de nós. A nossa fé, fortalecida pelo fogo abrasador do Espírito Santo, nos capacita para sermos testemunhas da luz de Cristo, que ilumina e clareia o caminho das pessoas da minha família, comunidade, paróquia, Diocese, enfim, de toda a Igreja. São Gregório de Nazianzeno proclamou: “Sede como luzes no mundo, diante da grande Luz, isto é, como uma força vivificante para os outros homens e mulheres”. É o Espírito Santo que nos anima, conduz e vivifica nosso compromisso com a vida. Alimenta sua vida, cada dia, na Luz do Espírito Santo, e testemunharás, que todos somos filhos e filhas amados do Pai, “que nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos semelhantes a Ele no amor” (cf Ef 1,4).
Na Diocese de Ponta Grossa, e em inúmeras Dioceses do Brasil afora, pessoas generosas colaboram, como missão evangelizadora, para que sempre mais pessoas, em diferentes idades, despertem e descubram sua tarefa e encontram-se como pessoas, dotadas de capacidades, dons que podem também ser colocados a serviço da Evangelização.
Jesus, o primeiro Evangelizador, enviado pelo Pai, pela força do Espírito Santo, conta hoje com nossas mãos para partilhar a sua vida, nossa boca para que o “Evangelho seja proclamado para todos os povos, até os confins da terra” (cf At 1,8), serve-se de nossos pés para levar uma palavra de esperança aos menos favorecidos e excluídos, usa de nossos ouvidos para “escutar o clamor dos oprimidos, descer, aproximar, solidarizar, libertar” (cf Ex 3,8).
Somos enviados, como Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (cf Jo 14,6). Por isso, caminhemos para o grande horizonte, pleno de proximidade com Jesus, na fidelidade a Ele e na vontade de servir nossos povos.
E você, o que pode fazer pelas vocações? Algo bem concreto, que está no seu alcance, é rezar pelas vocações, segundo o pedido de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe para que envie operários para a sua messe. Pois a messe é grande e poucos os operários” (cf Mt 9,37-38). Convido você para ajuntar-se a nós, numa grande corrente de oração por todas as vocações. Uns anos atrás, a Diocese de Ponta Grossa, despertou todos os diocesanos a entrar na grande corrente de oração pelas vocações: “Ação evangelizadora dobrar os joelhos, renovar a vida”, sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe da Divina Graça. Dom Sergio A. Brascki, Bispo de nossa Diocese, assim escreveu no livrinho do terço missionário: “Agora quero convidar você e sua família para rezarem o terço pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias, pois precisamos muito de pessoas que se dediquem a Deus e à sua Igreja de coração aberto”. E muitas pessoas levaram muito a sério este compromisso, como uma ação evangelizadora, em favor das vocações. Que tal não interrompermos esta rede de oração! Na Revista CULTURA VOCACIONAL, do mês de outubro, fomos todos convidados para a continuidade da Oração do Terço. E com toda certeza, Jesus, o Pastor da Messe, continua ouvindo nossa súplica pelas vocações e, como resposta generosa de Deus, vai passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuar a lançar a semente do chamado no coração de muitas pessoas. Ajude a cultivar as vocações pela oração, pelo apoio. E Deus dará também a você a alegria de estar a serviço das vocações como discípulo missionário. Expressemos a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sidos enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão é um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo. “Eis que e estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (cf Mt 28,20).

* da congregação Servas do Espírito Santo. iriamwalter@yahoo.com.br

Nenhum comentário: