terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Somos Igreja - Somos Família - Somos SAV (Diác. Paulo Sérgio Ferreira da Silva*)

Vocação e Missão:
é tudo igual?
"De todos os vocacionados do mundo, sempre amigos"
Olá amigos! Encontramos-nos que bom! Fico pensando: será que estamos colocando em prática o que iremos ver aqui? Espero que esta página sobre Vocação e Missão ajude vocês a refletirem sobre estes termos.
Meus amigos, o mês de agosto foi escolhido pela nossa Igreja para pensarmos mais a respeito da Vocação. Nestes trinta dias que passaram, nós reforçamos as atividades para que todas as pessoas tomem conhecimento de que Deus nos chama para fazer muitas coisas bonitas.
E olha que tem muita gente levando a sério este chamado, como é o caso das catequistas, dos padres, dos diáconos, dos missionários, das famílias enfim, de todos aqueles que assumiram uma missão recebida.
Só que tem uma coisa irmãos, às vezes eu confundia vocação com missão. Então fui atrás, pesquisei, conversei com quem entende de vocação e com quem é esperto em missão. O resultado esta aí, vamos lá.

O que é vocação?
Primeiro fiquei sabendo que a palavra vocação tem sua origem numa língua que hoje quase não se fala mais, o Latim. Nesta língua, vocação significa “chamar” ela quer dizer nada mais nada menos que chamado. Nunca esqueçamos que há muita gente que confunde vocação com inclinação ou aptidão e isso está errado. É Deus quem chama. Os talentos que temos irão nos ajudar a responder a este chamado.
Sendo assim, Deus chama a mim, a você, o nosso grupo..., nos convidando ao serviço, à doação, àentrega. Neste chamado, o que Ele mais quer é quenós estejamos junto Dele, de seu filho Jesus e do Espírito Santo, participando do amor desta família do céu e da nossa comunidade. Deus chama, mas dá também os carismas e as qualidades que precisamos para assumirmos este chamado.
Na carta do nosso amigo São Paulo para a comunidade de Corinto, na Grécia, ele diz assim:
“É o Espírito Santo que realiza tudo isso, distribuindo seus dons a cada um.” (cf. 1Cor 12,11). É por isso que em nosso meio há pessoas que seguem um caminho, outros seguem outros. Estes caminhos chamamos de vocações específicas. São elas: Vocação ao Ministério Ordenado (diáconos, padres e bispos), Vocação Religiosa (irmãs e irmãos consagrados) e a Vocação Leiga (catequistas, lideranças, os pais...).
O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São dois filhos de Deus que são entregue um para o outro, para que um seja do outro e para o outro. Quando a família vive verdadeiramente o amor está correspondendo ao amor de Deus, está educando os filhos nesse amor e está dando exemplo de fidelidade a Deus e a seu projeto de amor. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos. Assim a família se torna espaço e ambiente ideal para que os filhos possam discernir o chamado de Jesus. O lar fica sendo um templo vivo de Deus e uma Igreja em miniatura. Sendo a 1ª educadora, é na família que nascem e crescem as vocações, e onde se forma a responsabilidade vocacional de todos.
O diácono é o homem da família que vive com seriedade e dedicação seu compromisso sacramental do matrimônio.
O caminho para que sejam diáconos santos é a vida em generosidade e no serviço amoroso às pessoas. Como vocação divina e primeira, o diácono é chamado a vivenciar o matrimônio como alimento do amor a Cristo e sua Igreja.
O diácono precisa encontrar o equilíbrio entre o sacramento da Ordem e o do Matrimônio, precisando para isso contar com a esposa e os filhos, procurando sempre melhorar a qualidade de sua vida. O amor conjugal está em constante evolução, está sempre "em obras", só se concluindo com a morte.

O que é missão?
Companheiros, vocês irão ficar surpresos: a palavra missão também vem do latim e significa enviar. É Jesus quem nos envia, como Ele mesmo falou: “Vão e façam meus discípulos todos os povos... Ensinando a respeitar tudo o que vos ensinei” (cf. Mt 28,19-20).
É a continuação da missão de Jesus de levar vida abundante para todos. Legal, não é mesmo! A missão de evangelizar é uma missão que também cabe a nós. Evangelizar significa apresentar Jesus e tudo aquilo que ele ensinou para as pessoas: paz, ninguém passando fome, alegria, esperança, nada de escravidão, enfim, amor.

Vocação e Missão
Depois de pesquisarmos a origem e o significado destas duas palavras, acredito que podemos afirmar que Deus nos chama também para a missão. Com isso, não existe chamado sem missão, como também não existe missão se não houver quem possa realizá-la. Acho que confundi a cabecinha de vocês!
Vou explicar melhor: a vocação, como vimos, é um chamado de Deus para servirmos a todos os irmãos. Esse serviço é a missão. Agora sim! Com isso podemos concluir que vocação e missão não são a mesma coisa, mas elas estão muito ligadas, sendo conseqüência uma da outra.

Chamados para longe
O mês de outubro, que acabamos de viver, é dedicado ao Rosário e as Missões. Gostaria de conversar com vocês, amigos, sobre a missão que muitos homens e mulheres assumem levando Jesus a outros povos e culturas, às vezes muito distantes de suas famílias e amigos. Nós ainda não podemos assumir uma missão deste tamanho, porém podemos fazer algo grandioso pelos missionários, como: rezar por eles, visitar suas famílias, escrever para eles...

* Diácono Permanente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Coordenador da Pastoral do Menor/Pastoral Social e Secretário da Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes. paulosfsilva@ig.com.br

Nenhum comentário: