terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Igreja é fruto da experiência da acolhida do dom da Palavra (Pe. Clayton A. Delinski Ferreira*)

É deste princípio, contido na reflexão do Sínodo da Palavra, que desejo partir para a entendermos a articulação necessária que existe entre a Animação Bíblico-Catequética e o Serviço de Animação Vocacional.
O dinamismo da Revelação ensina que Deus ao comunicar-se aos homens não realiza um encadeamento de sílabas, nem formula um conjunto de verdades acerca de Si, mas, põe o homem em contato de uma Palavra que é sua Presença. A missão da Igreja é anunciar a Escritura, proporcionando o encontro com o Senhor que faz discípulos.
Fazer discípulo requer tempo de aprendizagem, experiência concreta, adesão a Jesus e à sua Comunidade. Neste processo a Catequese tem um papel preponderante, mas, a Animação Bíblico-catequética não é auto-suficiente, fechada em si mesma, ela se alicerça na fé e na vida da Comunidade; existe para servir a Igreja formando Comunidade em torno da Palavra revelada (DNC 113), tem como tarefa criar condições que permitam uma leitura autêntica e a compreensão das Escrituras para iluminar a vida, a fim de que a Palavra seja respondida.
A função da Catequese de anunciar a Palavra não é simplesmente informar ou veicular um conjunto de verdades; “a Palavra interpela, chama, evoca uma resposta concreta frente aos acontecimentos da vida, a fim de que a pessoa saiba ler a vontade de Deus para si”. (Sínodo dos Bispos Lineamenta 27)
Este é o ponto de confluência entre a animação Bíblico-catequética e o Serviço de Animação Vocacional. A Animação Vocacional tornará visível a dimensão vocacional da atividade catequética; orientará o cristão batizado que teve sua fé amadurecida pela ação catequética, para realizar sua opção cristã, ajudando-o a descobrir seu lugar, seu ministério na Igreja e sua missão na sociedade.
A catequese não é uma supérflua introdução na fé, um verniz ou um cursinho de admissão a Igreja; ela é um processo exigente, um itinerário prolongado de preparação compreensão vital e acolhimento dos segredos da fé revelados em Cristo para respondê-lo (DNC 37).
Neste espírito a Igreja convoca os fiéis para celebrar em 2009 o Ano Nacional de Catequese: um ano de catequese para os filhos da Igreja, com intuito de sermos interpelados pela Palavra e respondê-la. Na mesma dinâmica que aconteceu com os discípulos de Emaús; os quais foram orientados pela Palavra, alimentados pela Eucaristia e sentiram no coração a verdade que Deus diz, a Igreja deseja um re-encantamento que nos faça tomar a decisão de partir com o coração aquecido, para refazer o mesmo caminho, com novo olhar. Depois do anúncio catequético da Palavra o discípulo precisa respondê-la e compreender sua missão, descobrir que precisa voltar-se para a Comunidade com nova disposição de vida!
A dimensão Bíblico-Catequética, assim como o Serviço de Animação Vocacional, precisam estar presentes em todos os serviços pastorais como parte integrante da ação evangelizadora. Devem situar-se na Pastoral orgânica e de conjunto, a fim de contribuírem com o crescimento da Comunidade, porque cada serviço não forma um corpo, mas conforma um órgão dentro do único corpo que é a Igreja.
A Catequese ajudará a formar discípulos da Palavra e o Serviço de Animação Vocacional orientará o discípulo a respondê-la com um serviço ou ministério na Igreja.

* Coordenador Diocesano da Animação Bíblico-Catequética.
pe-clayton@yahoo.com.br

Nenhum comentário: