quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Discípulos e Missionários de Jesus Cristo - Formação o Movimento das Capelinhas (Fábio Sejanoski)

Discípulos e Missionários de Jesus Cristo

“Te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra”. O que vemos no livro de Isaías, capítulo 49, versículo 6, parece nos orientar bem para entendermos e vivermos a dinâmica missionária em nossa vida de cristão. Deus escolhe a cada um de nós para ser LUZ. De quem? Das nações, isto é, de todos os povos, independentemente de onde e que seja. E ser luz não unicamente para mim, mas principalmente para aquele meu próximo, que simples aos meus olhos, no coração de Deus é grande, e por isso deve ser iluminado.
Quando falamos em missão, ser missionário, é fácil nos lembrarmos de um grande personagem da Sagrada Escritura que sem dúvida foi um dos maiores missionários de Cristo: Paulo, que traduzindo já o que o profeta Isaías anunciara há tempos, é enviado por Cristo “para abrir os olhos e fazer o povo voltar das trevas à luz” (cf At 26, 18).
Então não resta dúvida que ser missionário de Cristo hoje é ser luz, viver a luz, levar a luz... Como diz uma canção do Pe. Zezinho: “Por isso eu pus a minha luz, na luz imensa de Jesus (...) e depois disso eu já não temerei, não temerei, não temerei a escuridão, a escuridão! Jesus é minha Luz”.
Deus estabelece-te como Luz das Nações... Cristo envia para abrir os olhos e trazer o povo das trevas para a Luz... Mas nada disso acontecerá pela própria força... pela luz própria, pois não a temos... só temos o que recebemos... e só recebemos de Deus, portanto, “não eu, mas a graça de Deus está comigo” (1Cor 15, 9-10).
Cristo chama o homem para partilhar da sua própria vida. É! Ser Discípulo e Missionário de Jesus é anunciar com a própria vida, pois, se o discípulo é aquele que quer imitar o seu Mestre em tudo, e Cristo anunciou principalmente com gestos, com sua própria vida, então não são palavras que farão nossa missão... elas ajudarão, serão um auxílio mais que necessário, mas o fundamental é a vivência... o testemunho.
Eis o grande mandamento para todo nós: Ide a todo mundo, proclamai a Boa Nova a toda a criatura (Mc 16, 15). É muito claro, ir a todos, proclamar a todos. E isso vem totalmente em paralelo com uma passagem de 1Cor 9, 16 “Ai de mim se eu não anunciar o evangelho”. Sou batizado? Então sou Evangelizador! Sou Evangelizador? Então sou missionário! Sou missionário? Então posso ser Luz para as Nações!
Ser discípulo e missionário de Jesus Cristo significa levar-nos a uma renovação do compromisso batismal. Pais e padrinhos assumiram isso por nós, mas, o fato de renovarmos nossa fé todo domingo na celebração dominical nos diz o que somos: Igreja! E a Igreja é por natureza, missionária! O que o padre nos diz no final da celebração (Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!) quer dizer exatamente isso! A Igreja te envia em missão, te envia para que na sua vida do dia-a-dia você possa fazer continuar aquele encontro da Santa Missa. Sendo assim, o lugar da nossa evangelização começa pelo nosso próprio coração, depois em nossa própria casa e enfim em todos os lugares que vamos e com todas as pessoas que encontramos. Lembre-se que um olhar que você para alguém pode representar o olhar do próprio Cristo que acolhe, que ama, que quer que o outro alcance a plena felicidade.
Não podemos mais ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem pos si só! Precisamos colocar a mão na massa e fazer a nossa parte para que a vivência plena do Reino de Deus entre nós aconteça e permaneça.
Jesus ainda faz outro convite: “Ide também vós para minha vinha” (Mt 20, 4) e o que significa isso? Significa que somos convidados a dilatar o Reino de Deus entre as nações, significa convidar o povo para o banquete – banquete que sacia nossa alma e contagia todo nosso corpo inspirando-nos para caminhar levando Cristo. Deus quer habitar em nossos corações e precisamos dar possibilidades para que isso aconteça... em nós e nos outros também.
Onde conseguirmos força pra tudo isso? Oração... pela oração vamos nos abastecer sempre. Rezar sobretudo para que tenhamos a cada dias mais muitas e santas vocações para a missão na Igreja. Vocação Sacerdotal, Vocação Religiosa, Vocação Leiga e Vocação Familiar, pois é de dentro da família que saem pessoas que responderão ao convite do Senhor. E a oração não virá sozinha... virá com o Espírito... Ele é quem vai nos encorajar... Vamos juntos construir uma Igreja em Ação.

Qual é a Espiritualidade do discípulo e missionário de Jesus Cristo?
- Ser o mensageiro de Jesus
: é levar a palavra certa na hora certa e pra pessoa certa... é levar não as minhas palavras mas as palavras do próprio Cristo. Ser mensageiro significa levar a Palavra, que é a própria Pessoa de Cristo;
- Ser o servo: jamais me vangloriar da missão que estou prestando! Lembre-se que o maior no Reino dos céus é aquele que serve! Jesus representou da melhor forma possível isto com o “lava pés”, e mais, nos convidou a fazer o mesmo;
- Realizar os planos de Deus: eu não vou ser discípulo e missionário de Cristo porque eu quero, mas sim porque Deus quer... é Ele que nos envia! Que façamos sempre não a nossa mas sim unicamente a vontade de Deus.
- Não anunciar mensagens humanas, mas o Mistério de Cristo: vamos anunciar o Mistério de Cristo, isto é, todas as maravilhosas ações de Deus em toda história. Mas não é um anúncio das coisas que aconteceram. É um anúncio das coisas que acontecem hoje, pois Deus continua atuando na história graças a Igreja.
Peçamos a intercessão de Santa Teresinha que é a padroeira das missões. Mesmo nunca tendo a oportunidade de ser missionária fora do seu próprio convento. Foi missionária ali mesmo onde estava! Isso é missão... onde estivermos... com quem estivermos... ser discípulos e Missionários de Jesus...
(Elaboração - Fábio Sejanoski)

Nenhum comentário: