domingo, 19 de agosto de 2007

Esp. Anim. Vocacional - Conclusão (Pe. Evandro)

8. Concluindo

O que se espera, enfim, de um discípulo do Senhor? O que se espera de alguém que assumiu a “espiritualidade do seguimento de Jesus”? O que se espera de um animador vocacional?
Poderíamos apresentar muitos elementos, mas preferimos citar Retamales:

“- Escutar e praticar a Palavra de Jesus
- celebrar a Eucaristia como ‘fonte e epifania da comunhão’e ‘princípio e projeto de missão’
- viver a fé em comunidade
- contemplar Jesus nos pobres e ser solidário com eles
- descobrir a presença de Deus na historia e nos acontecimentos da vida
- providenciar para que tudo seja apto para o senhorio de Jesus, ‘princípio e fim’da história. (Ap 21,6).” (Santiago Silva Retamales. In. Os Discípulos de Jesus: Relatos e imagens de Vocação e missão na Bíblia, 2007. p. 132).

Não esqueçamos ainda o que nos dizia João Paulo II:

“Seguí-lo implica viver como ele viveu, aceitar a sua mensagem, assumir como próprios os seus critérios, abraçar o seu destino, partilhar o seu projeto que é o desígnio do Pai: convidar a todos para a comunhão trinitária e para a comunhão com os irmãos numa sociedade justa e solidária.” (Ecclesia in America, n. 68).

Se ainda nos perguntarmos sobre um programa de ação bem concreto, podemos citar João Paulo II outra vez: “O programa já existe: é o mesmo de sempre, expresso no Evangelho e na Tradição viva. Concentra-se, em última análise, no próprio Cristo, que temos de conhecer, amar, imitar, para nele viver a vida trinitária e com ele transformar a historia ate a sua plenitude na Jerusalém celeste.” (Novo Millennio Ineunte, n. 29).

Surge um grande desejo no coração daquele que fez a experiência de Jesus: levar aos outros a novidade do encontro que aconteceu com ele. Isso tudo para que também estes possam viver a mesma experiência que vivemos com ele. Aqui está o fundamental da espiritualidade do animador vocacional.

Esperamos que estas indicações sejam concretas para o nosso dia a dia e nos ajudem a viver como cristãos mais inteiros, mais dedicados, mais próximos de Jesus Vivo.

Pe Evandro Luis Braun,
Agosto de 2007.

Bibliografia Consultada

1. CNBB. Ide Também vós para a minha vinha! (Mt 20,4). Temáticas do 2º Congresso Vocacional. Estudos da CNBB 90. Paulus, 2005. Inclui o Documento Final do Congresso.
2. CNBB. Texto Base do Segundo Congresso Vocacional do Brasil. 2004. 58p.3. RETAMALES, Santiago Silva. Os Discípulos de Jesus: Relatos e Imagens de Vocação e Missão na Bíblia. Coleção Quinta Conferencia, Bíblia. Paulinas; Paulus. 2007. 139p.

Nenhum comentário: