segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

IMPORTÂNCIA DE AJUDAR - Athanagildo Vaz Neto

No nosso dia-a-dia passamos por inúmeras situações que nos fazem sofrer. A cada dia superamos situações difíceis. Quantas marcas esses acontecimentos deixam em nossas vidas, verdadeiras cicatrizes. Porém se não fossem por causa dessas situações dolorosas quando descobriríamos ter pessoas que estão ao nosso lado para nos ajudar?
Quantas pessoas de valor que não medem esforços para estar conosco, dando-nos conforto, apoio. Rezam por nós.
Na vida dos seminaristas isso é bem sensível. Quando parece que tudo está meio nublado à volta, meio confuso, algo toca o coração e a situação fica clara como uma manhã ensolarada. É Deus. Ele que ouviu a oração de tantas pessoas que se colocam em atitude orante pelas vocações. Esse é um dos testemunhos mais comuns de se ouvir e é a mais pura verdade!
Hoje em dia é comum ouvir aquele ditado: “cada macaco no seu galho”. Mas sinceramente, é tão bom quando uma pessoa vem e pergunta com verdadeiro interesse: “como você está?” e se a gente não está tão bem logo dizemos um “mais ou menos” e depois desabafamos... Que sensação boa ser ouvido é uma das mais importantes formas de ajudar!
A ajuda faz bem de dois modos: ao ajudado e à pessoa que ajuda.
Mas quem mais nos ajuda de uma forma simples mas muito eficaz é Deus.
Quantas pessoas nos contam suas experiências de que foram atendidas por Deus, não pra ficar ricas, terem um “carrão” ou uma mansão. Foram atendidas quando pediram pra ter forças pra suportar uma doença na família, a morte de um familiar ou amigo muito próximo. Pelo filho rebelde que encontrou o caminho de sua vida...
Isso sim é ação de Deus. Isso é verdadeiramente reconhecer milagres divinos...
Maria Mãe de Deus não suportou estar junto da cruz por suas forças humanas mas por força da sua Fé que veio de Deus. Acreditava na ressurreição mesmo na noite mais tenebrosa da sua existência. E Deus confortou-a.
Os Apóstolos quando foram eviados, foram de dois em dois: “ E Jesus percorria os povoados vizinhos, ensinando. Chamou a si Doze e começou a enviá-los dois a dois” (Mc 6, 6b – 7a). Por que será que Jesus faz isso. Um dos motivos pode ser que assim em dupla os Apóstolos podiam contar um com o outro na difícil missão de evangelizar.
Que cada um de nós possa a cada dia ter pessoas amigas em quem confiar e que saibamos ser apoio para os outros, mas que acima de tudo coloquemos nossa confiança em Deus que é Amor.

Nenhum comentário: