segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Vida Nova em Cristo - Pe. Evandro L. Braun

Há quase um ano Bento XVI disse, na Exortação Sacramentum Caritatis, que “hoje se torna necessário redescobrir que Jesus Cristo não é uma simples convicção privada ou uma doutrina abstrata, mas uma pessoa real cuja inserção na história é capaz de renovar a vida de todos”. São palavras que nos mostram algo para o nosso tempo. Gostaria de refletir sobre três aspectos da frase do papa.
Em primeiro lugar, sobre a necessidade de “redescobrir Jesus Cristo”. Jesus é o centro da vida cristã. Ele é o Senhor da história. Será que estamos convencidos desta realidade? Parece que em tantos momentos trocamos Jesus pelas nossas convicções pessoais. Em muitas situações vivemos como se o Evangelho não existisse. A impressão que se tem é que não nos preocupamos em amar os outros e em dar prioridade a Deus em nossa vida. Assim demonstramos, com atitudes muito concretas de apego, desinteresse e comodismo que Cristo conta muito pouco para nós.
Mas, por outro lado, quantas pessoas são empenhadas, alegres, sabem suportar a dor, encontram forças para viver uma vida nova a cada dia. Vivem de tal forma que encantam a todos. Onde está o segredo de uma vida assim? Na descoberta de Cristo! Somos chamados, sempre de novo, a mergulhar a nossa vida em Jesus. Talvez nos acostumamos com uma vida medíocre e de repetições. Por isso, tantas vezes perdemos o dinamismo e o entusiasmo. Mas Cristo é sempre uma novidade que nos enche disposições!
Em segundo lugar, Cristo é uma “pessoa real”. Cristo não é uma convicção ou uma doutrina abstrata. É pessoa! E se é pessoa, então é possível encontrá-lo. Ele se manifesta continuamente a nós, de tantas maneiras. Não deixemos de acolhê-lo. Vale a pena conversar com Jesus. Mas onde encontrá-lo? Na oração silenciosa e profunda, na leitura da escritura, na celebração da fé e no serviço aos pequenos. Façamos experiência!
Por último, Cristo é “capaz de renovar a vida de todos”. A pessoa de Jesus é encantadora! Quando tomamos contato com o seu jeito de viver, com as suas palavras e com as suas atitudes em relação às pessoas e ao seu Pai, nossa vida vai se transformando. Pessoas egoístas vão se tornando, no contato com Jesus, capazes de amar o outro até o ponto de dar a vida. Pessoas presas nos vícios vão se libertando. Homens e mulheres, depois de uma experiência de encontro com Cristo, tornam-se capazes de assumir grandes projetos para a implantação do Reino no mundo.
Uma pessoa que descobriu Cristo e deixou-se renovar por ele, torna-se verdadeiro discípulo e missionário!Deus nos abençoe no início deste ano!

Nenhum comentário: