sexta-feira, 4 de abril de 2008

Coroinhas

Olá querido coroinha.

Neste mês vamos conhecer um pouquinho sobre a celebração litúrgica na vida da Igreja. Mas para isso, precisamos entender o que é celebrar e o que é liturgia.
O ato de celebrar é um ato festivo, uma comemoração em um momento especial. Nós comemoramos a festa do nosso aniversário porque é um dia muito especial para nós. A celebração na Igreja também é uma festa especial num momento especial, que é o domingo dia do Senhor. Quando participamos de uma festa de aniversário, o protagonista é o aniversariante. Na celebração litúrgica o protagonista é Jesus, é Ele que nós festejamos.
A liturgia é uma ação. Ação supõe movimento. Portanto, a liturgia é uma ação do povo que se movimenta saindo de si mesmo ao encontro de Deus. A liturgia possui muitos sinais sensíveis. Esses sinais nós percebemos nos gestos, nos símbolos litúrgicos durante a celebração. Mas percebemos mais ainda quando servimos no altar. Por ex: o barulho do sininho que ouvimos é um sinal sensível, as cores litúrgicas que vemos é outro tipo de sinal sensível, o calor do abraço que sentimos no irmão também é um sinal sensível. Tudo isso faz parte da liturgia.
Portanto, a celebração litúrgica é uma festividade que comemoramos reunidos com os nossos irmãos. Por isso precisamos estar inteiramente participando da celebração litúrgica na nossa comunidade.
Seminarista Luiz Carlos Vaz Rodrigues

Nenhum comentário: