sexta-feira, 4 de abril de 2008

Novo Milênio

A Resposta é o Amor
Vivemos as alegrias da Páscoa do Senhor. Nossa vida encontra sentido e esperança na Ressurreição. Somos o povo que acredita na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Por isso, estamos sempre seguros.
Uma senhora muito simples e profundamente religiosa me acolheu em sua casa. Ela esperava o padre com grande alegria e expectativa. Um pacote de bolachas tinha sido guardado especialmente para a visita. O sorriso e a atenção daquela senhora de mais de oitenta anos, sua fé profunda e disposição de servir me impressionaram. O chá que foi servido, aquelas bolachas, os assuntos tratados naquele encontro e especialmente o testemunho de uma vida em Deus ficaram gravados em meu coração. As pessoas que encontraram Deus são muito especiais! Manifestam algo que enche nosso coração. Como não se sentir feliz diante de tais pessoas? Como não querer ser cristão depois de um encontro assim?
A humildade, a generosidade, o serviço, a alegria, a fé e a força para enfrentar a vida daquela “mulher santa” me ajudaram a compreender muita coisa sobre a verdadeira vida em Deus. Baseado no testemunho de vida daquela senhora, gostaria de propor uma meta de vida: Que tal assumir em nossas vidas o jeito de Jesus? Que tal viver na presença de Deus cada uma das situações da nossa história?
Sabemos das nossas conquistas, vitórias, da bondade que existe em nosso coração. Mas certamente reconhecemos que podemos dar um passo a mais! E não podemos perder tempo, pois a vida é breve e as oportunidades de nossa história são únicas.
Estamos convencidos de que o nosso Deus “não é um deus qualquer, mas aquele que possui um rosto humano e que nos amou até o fim: cada indivíduo e a humanidade no seu conjunto” (Spe Salvi, n. 31). Por isso, não podemos mais viver como se Deus e o seu amor não nos atingissem. A resposta ao Amor é uma vida de amor.
Amar é a nossa meta! Amar é o nosso desafio maravilhoso! Com simplicidade, humildade e alegria façamos o esforço para acolher bem e amar profundamente os nossos familiares, vizinhos, as pessoas que encontramos por aí. A vida vencerá a morte. O amor, que vem de Deus e se reflete na vida dos que fizeram a experiência do Ressuscitado, faz tudo ficar novo.
Sejamos verdadeiros, exigentes, radicais! Mas sejamos, ao mesmo tempo, dóceis, acolhedores, capazes de escutar! Seremos assim pessoas novas. E seremos luz no meio das travas.
As alegrias pascais que experimentamos se tornem compromisso cristão em favor daqueles que mais precisam. Sejamos discípulos e missionários de Jesus.
1. O que chamou a sua atenção no texto?
2. Quais são as pessoas que você é chamado a amar mais ao longo deste mês?
3. O que você pode fazer de concreto para ser um verdadeiro cristão, discípulo e missionário?
(Texto escrito por Pe. Evandro L. Braun / evandrobraun@bol.com.br)

Nenhum comentário: